quinta-feira, 11 de abril de 2013

Você conhece o Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio?

Caso você não conheça, veja esse vídeo produzido pela equipe do Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio, é exuberante e mostra toda a beleza de um lugar pouco conhecido pelos mineiros. Este vídeo inaugura o canal do PEPF no Youtube e futuramente iremos postar vídeos mostrando as beleza do PEPF.


Veja o vídeo completo:



Se quiser baixar este vídeo em formato DVD, visite a nossa seção "Biblioteca".

Saiba mais...


O Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio, possui uma área de 2.199 ha, criado pelo Decreto Estadual 45614 de 6 de junho de 2011, atendendo grande reivindicação das comunidades de Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras.
Sua criação está baseada numa concepção de proteção da flora, fauna, recursos hídricos, manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas científicas. A categoria de Monumento Natural (proteção integral) foi escolhida devido à relevância biológica da região, ao potencial turístico e científico, ao grande acervo histórico e cultural, à fragilidade dos sistemas naturais, à necessidade de assegurar a proteção e à fragilidade dos ambientes ali presentes, como por exemplo, os campos rupestres.


A Várzea do Lajeado e Serra do Raio representam uma área de grande importância paisagística e ambiental para os habitantes da região do Alto Vale do Jequitinhonha. Possui beleza cênica abundante e abriga uma grande diversidade de hábitats e espécies. O local possui rara beleza, considerado um dos principais atrativos turísticos naturais da região e que vem sendo utilizados de formas inadequadas por moradores mal-intencionados e visitantes, com freqüentes desmatamentos, extração de rochas na serra da Bocaína, loteamentos e ocupações irregulares.



Estes usos associados à criação de gado e queimadas no local nos chamam a atenção para que nesse processo de Criação da tão sonhada Área de Proteção Ambiental: Monumento Natural Várzea do Lajeado e Serra do Raio nós estamos engatinhando e só conseguiremos caminhar se nos unirmos (comunidade, IEF, parceiros, prefeitura) na busca da proteção e equilíbrio ecológico.

Créditos da Produção "Sorriso do Cerrado"

Direção fotografia e edição:
Ruda K. Andrade
Trilha sonora:
"Noite", "Cerrado" -- Gustavo Melo
www.myspace.com/gustavomelooficial
 
"Arrebol" -- compositor Leandro César/Diapasão

"Reflexões noturna", "Lunar" -- comp. Rodrigo Lana/Diapasão
http://diapasao.tumblr.com

Produção:
Bruno Emiliano

Equipe de apoio:
Aristônio Correia, Felipy Cardoso, Geraldo Neves, Marcelo Ribeiro e Vítor Kawakami

Diagramação e montagem do encarte:
Bruno Emiliano e Vítor Kawakami

Fotos:
Rudá K. Andrade, Alex Amaral, Edelweiss Barroso,
Vania Rodrigues, Equipe Monumento

Mapa:
Jorge Arndt

Textos:
Introdução - Vítor Kawakami

Características:
Cecília Vilhena, Janaína Fragoso, Mariana Gontijo
Informativos:
Alex Amaral

Equipe do Monumento Natural:
Aristônio Correia, Alexandre Souza, Felipy Cardoso, Geraldo Neves, Marcelo Ribeiro

Gerente do Monumento Natural:
Alex Amaral Oliveira

Diretor Presidente do Instituto Milho Verde:
Luiz Fernando Ferreira Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário