2 Unidades de Conservação estaduais recebem a 32ª Caminhada da Inconfidência

Fonte: AEA
O Parque Estadual Serra do Ouro Branco e o Monumento Natural Estadual de Itatiaia recebem, no dia 27 de Abril, a 32ª Caminhada da Inconfidência. Os 1.100 participantes iniciarão o percurso na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, com destino a Ouro Branco. Os caminhantes passarão pelas Unidades de Conservação a partir das 08h30min para refazer o trajeto da Estrada Real.
A Caminhada da Inconfidência é organizada há 32 anos pela AEA (Associação Esportiva do Alto Paraopeba). O evento tem como trajeto as mesmas trilhas percorridas pelos inconfidentes no final do século XVIII. Os caminhos conhecidos como “estrada real” atravessam as UCs em vários trechos e guardam vestígios, pontes, ruínas e edificações que contam muito da história do nosso estado. O evento encerrará as atividades oficiais do Governo de Minas da Semana da Inconfidência.

O gerente do MNE Itatiaia, Felipe Chagas, afirma que o Instituto Estadual de Florestas (IEF) apoiará a equipe de organização, oferecendo atividades de educação e interpretação ambiental para os participantes. “Além de proporcionar a divulgação das áreas protegidas na região, os caminhantes têm a oportunidade de admirar a paisagem local, conhecer sítios arqueológicos, observar a flora e fauna típicas da região e compreender sobre a importância da conservação destes espaços para a manutenção da qualidade ambiental da região”, disse.

As Unidades de Conservação

Em seus 7,8 mil hectares, o Parque Estadual Serra do Ouro Branco abriga inúmeras nascentes e cursos d’água que contribuem para a formação das bacias dos rios Doce e São Francisco. Os 3,2 mil hectares do Monumento Natural Estadual de Itatiaia estão localizados no ponto de interligação das serras do Ouro Branco, de Itatiaia e do Bico da Pedra. As serras estão inseridas no extremo sul da Serra do Espinhaço.
A Caminhada da Inconfidência é hoje considerada, o mais bem estruturado evento desta natureza realizado no Brasil, e reúne anualmente mais de 1000 participantes de vários estados, para percorrer os 38km da Estrada Real entre Ouro Preto e Ouro Branco.

A caminhada

Realizada pela AEA e patrocinada por empresas privadas, sua característica principal está em unir a prática esportiva à história, permitindo aos participantes reviver e percorrer as mesmas trilhas dos inconfidentes mineiros, além de vislumbrar a grande beleza natural da região.
Com uma estrutura equipada com veículos de apoio os participantes de várias idades podem escolher quantos quilômetros percorrer, e finalizar o trajeto nos carros da organização. Há ainda paradas para lanche, relaxamento e acompanhamento de equipes de profissionais da saúde, além do apoio do Corpo de Bombeiros, IEF, DER, Polícia Militar e Polícia Rodoviária.

AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS NO PORTAL DA AEA.

Comentários