Nossos Guardiões

Parte da equipe de Guarda-Parques na manutenção 
da Ponte sobre o Córrego Marimbondo
Foto por: Mariane Macedo
Os guardiões do Parque Estadual do Pau Furado (PEPF) precisam estar preparados para a realização de diferentes atividades, são eles que proporcionam o funcionamento e manutenção do PEPF.
 
É mais que urgente reconhecer o trabalho de todos e fazer com que a população conheça um pouco mais das funções e realidades encontradas por estes profissionais.


Os Guarda-Parques são guardiões da floresta e de todo o espaço público do PEPF.

Eles trabalham na prevenção e combate aos crimes ambientais propensos a acontecer dentro da Unidade de Conservação (UC), como a caça, pesca, queimadas, etc; além disso eles trabalham na manutenção da infraestrutura da UC, se relacionam com as comunidades locais, e ainda apoiam a realização de várias atividades no PEPF.

O cumprimento do seu dever como guardião de todas estas atividades muitas vezes se torna penosa.

O perigo inerente ao trabalho só demonstra como nossos bravos colegas de trabalho realizam com penhor e dedicação todas as atribuições a eles incumbidas.

Recentemente com o fechamento do PEPF a sua reabertura, em 21/03, só foi possível pela dedicação dos guarda-parques em consertar a ponte que dá acesso a principal trilha dentro do parque, além de realizarem a limpeza de todo o caminho.

É uma profissão que exige dedicação e sacrifícios, mas, ao mesmo tempo, proporciona um convívio pacífico com a natureza, já que é preciso reconhecer e respeitar as diferentes nuances presentes em uma diversidade de características ambientais.

O Parque Estadual do Pau Furado se orgulha da equipe de guarda-parques (nem todos estão presentes nas fotos, mas sabemos do valor de cada um), e sabe que sem eles a efetividade dos trabalhos realizados dentro da UC e no seus arredores não passariam de boas intenções.

Leia mais sobre a profissão de guarda-parque em: (O)Eco: Os valorosos guarda-parques da América Latina

Manutenção de Trilhas
Foto por: Isabelle Damasceno

Vistoria de Áreas
Foto por: Isabelle Damasceno

Organização da Casa de Ferramentas
Foto por: Mariane Macedo
 
Manutenção de Equipamentos
Foto por: Mariane Macedo

Texto por: Isabelle Damasceno, Monitora Ambiental.

Comentários

Postar um comentário