Projeto Rede de Vizinhos Protegidos é inaugurado na região da Tenda do Moreno

Integrantes do Polícia Militar e da Célula Pindaíba.
Crédito: Sgt Fidelis, PM Rural.
Na última quinta-feira, dia 27 de junho, foi inalgurada a primeira célula do Projeto Rede de Vizinhos Protegidos em Área Rural na Tenda do Moreno, zona rural do município de Uberlândia. Esse projeto merece destaque, pois ele representa uma ação pioneira na zona rural de Uberlândia e traz também uma alteração na dinâmica e na concepção do aspecto segurança, que a partir da implantação do projeto, é tratado no âmbito da coletividade e da colaboração entre toda a comunidade.

O Projeto Rede de Vizinhos Protegidos consiste em uma ação conjunta entre comunidade, Polícia Militar e outros agentes presentes na região com o objetivo de proporcionar maior aproximação entre a comunidade, onde é estabelecido um vínculo de interação solidária entre vizinhos para o combate à criminalidade local, na busca de soluções pertinentes aos problemas relativos à segurança dos moradores. Para isso, são criadas células de acordo com a proximidade das propriedades, para que haja uma melhor gestão da informação entre a comunidade e a Polícia Militar.

O Parque Estadual do Pau Furado também entra nesse projeto e já inicia nessa semana uma mobilização com as propriedades mais próximas de sua sede, para a formação da célua que o Parque irá compor. A participação do Parque nesse projeto tem grande relevância, pois a Tenda do Moreno faz parte de sua zona  de amortecimento, assim como o Parque faz parte da região da Tenda do Moreno. Além disso, a gestão ambiental realizada por uma unidade de conservação deve ser vista para além da proteção da fauna e flora local, onde o ser humano também é incluido, juntamente com suas expressões sociais e culturais, em que a segurança pública tem papel fundamental.

Confira as fotos da inauguração da primeira célula do Projeto, denominada Célula Pindaíba. Aproveitamos para agradecer ao Sargento Fidelis da Polícia Militar Rural pela disponibilização das fotografias.



Comentários

  1. Um projeto com um grande futuro!!!

    ResponderExcluir
  2. Considero uma iniciativa de grande impacto positivo para esta comunidade. Parabéns a todos (comunidade e policiais militares).

    ResponderExcluir

Postar um comentário