terça-feira, 9 de julho de 2013

Incêndios e queimadas ao redor do mundo

As queimadas e incêndios florestais não são exclusividade do Brasil. As três primeiras imagens foram feitas no mesmo dia, 19 de Junho de 2013. Como podemos ver, em três pontos completamente distintos do planeta o fogo queimava florestas e jogava fumaça na atmosfera, afetando até países do outro lado do oceano.

Veja também outras fotos de satélite que registraram incêndios ao redor do mundo em 2013. As imagens são do Observatório da Terra da NASA.


Queimadas ilegais na ilha de Sumatra criam uma grande nuvem de fumaça que avança sobre a Malásia e Singapura, fazendo com que os níveis de poluição nesta cidade-Estado localizada na ponta sul da Península Malaia chegassem a um patamar alarmante.



Astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional registram dois grandes incêndios florestais no Colorado, EUA. Juntos os dois incêndios queimaram uma área de aproximadamente 30.000 hectares entre 5 e 25 de junho.


Incêndios florestais queimavam uma grande área no oeste de Quebec, Canadá, perto das margens da baía Hudson.


27 de Junho de 2013. A fumaça dos incêndios no Canadá pode ser vista uma semana depois sobre a Península Ibérica. Parte dessa fumaça pode também ter se originado nos incêndios do Colorado, EUA.


29 de Abril de 2013. No leste da Rússia o mês de abril é marcado pelo início da temporada de queimadas, quando os fazendeiros começam a preparar seus campos para a temporada seguinte. As autoridades russas tentam coibir esta prática, mas sem muito sucesso.


10 de Abril de 2013. Em algumas partes da Austrália programas do governo começam incêndios controlados no início da temporada da seca, quando a vegetação ainda está úmida o suficiente para que o fogo possa ser controlado com mais facilidade, ajudando a prevenir grandes incêndios no auge da temporada da seca.


07 de Janeiro de 2013. A combinação de fortes ventos e altas temperaturas na Tasmânia é a causa de muitos incêndios florestais. Os termômetros alcançaram um recorde de 41.8°Celsius, e o fogo destruiu mais de 100 casas.


22 de Março de 2013. No final da temporada da seca a população da Tailândia se utiliza de queimadas para limpar o solo. Esta prática vem sendo usada na região há centenas de anos, e apesar de não causar riscos imediatos à população, afetam a qualidade do ar e contribuem para o aquecimento global.

Por Paulo André Vieira.

Fonte: o ((eco))

Nenhum comentário:

Postar um comentário