segunda-feira, 22 de julho de 2013

Confiram como foi o curso de Permacultura Urbana em Uberlândia!!!


A permacultura é uma ciência sistêmica de design sustentável alicerçada em éticas e princípios que podem ser usados para estabelecer, desenhar, coordenar e melhorar todos os esforços feitos por indivíduos, lugares e comunidades que trabalham para um futuro sustentável.

Foi originada na Austrália e se espalhou pelo mundo através de dois professores ecologistas, Bill Mollison e David Holmgren na década de 70.

A Permacultura origina-se de uma cultura permanente do ambiente. Seu propósito é estabelecer em nossa rotina diária, hábitos e costumes de vida simples e ecológicos – um estilo de cultura e de vida em integração direta e equilibrada com o meio ambiente.

Para isso a permacultura utiliza-se de metodologias de planejamento que envolve as pessoas em atividades de auto-produção dos aspectos básicos de suas vidas quanto a abrigo, alimento, transporte, saúde, bem-estar, educação e energias sustentáveis.

O curso oferecido aconteceu nos últimos dias 19, 20 e 21, e foi ministrado pelo permacultor e bioconstrutor Marcos "Ninguém", que trouxe a Uberlândia esta vivência ecológica que visa uma vida mais consciente nas cidades.  O PEPF apoiou a realização do curso e esteve presente durante as atividades.

Foram abordados temas e atividades sobre compostagem, reciclagem, bioconstrução, aproveitamento energético, pintura ecológica, entre outros.




Flor da Permacultura

Confira as fotos nos links abaixo, em nossa página do Facebook
 
__________________________________________________________________________________
 
Marcos Ninguém possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Marcos fez parte durante 2 anos e foi Coordenador do Departamento de Permacultura e Design de Ecovilas na Eco-vila itinerante Caravana Internacional arco-íris por la Paz ( México).

Marcos é pioneiro em alguns estados como Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, onde deu os primeiros cursos e construiu as primeiras casas ecológicas. Na sua estada em Pernambuco foi educador Ambiental no Centro Ecopedagógico Bicho do Mato (Recife). Em Goias na cidade de Chapadão do Céu, foi Coordenador Geral da Estação de Permacultura Aldeia 2012. Em João Pessoa Marcos foi Diretor do Centro de Estudos Ambientais da Secretaria do Meio Ambiente.

Ele tem realizado pesquisas, proferido palestras e ministrado cursos de Permacultura, Design de Ecovilas e Sustentabilidade para ONG's, Escolas , Insitutos e Universidades públicas e privadas em vários estados do Brasil.

Foi co-fundador da Rede de Permacultura da Paraíba e da Rede Potiguar de Permacultura. É colaborador da Aldeia da Paz, espaço modelo em sustentabilidade do Fórum Social Mundial, e educador do Programa Gaia Education, da rede Global de Ecovilas em parceria com a ONU. Integra o Centro de Referência, Integração e Sustentabilidade e Pesquisa (CRIS), e o Laboratório de Permacultura Urbana – Casa dos Hólons em São Paulo.

(www.marcosninguem.com.br)
__________________________________________________________________________________
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário