VI Semana de Preservação e Conservação dos Recursos Hídricos em Uberlândia


No período de 18 a 22 de março a Câmara Municipal em parceria com a Prefeitura de Uberlândia vai realizar a VI Semana de Preservação e Conservação dos Recursos Hídricos, que terá como tema principal a Bacia do Rio Uberabinha, que é um recurso natural essencial para o abastecimento da cidade.


Várias entidades como Fiemg, Universidade Federal, ONGs, Sindicato Rural, Polícia Ambiental participam do evento. A Comissão Organizadora vai promover debates, fóruns, oficinas e manifestações artísticas e culturais em vários locais de Uberlândia e todas as atividades são abertas ao público.

Captação de água em Uberlândia

A captação da água que abastece Uberlândia é feita pela estação Sucupira, no rio Uberabinha, e a do sistema Bom Jardim, no ribeirão Bom Jardim. Esse último é um dos afluentes do rio Uberabinha. O primeiro sistema produtor implantado, no final da década de 1970, foi o de Sucupira que atendia toda a área urbana. O crescimento da cidade culminou na ampliação do sistema de captação e tratamento. Com isso, a água passou a ser captada também no sistema Bom Jardim, efetivado em meados da década de 1980 e entrou em funcionamento em 1987. Cada sistema possui uma ETA (Estação de Tratamento) tipo convencional e sistemas de reservação e distribuição individualizados. Assim, o Sistema Sucupira pode atender parte da área abastecida pelo Sistema Bom Jardim.

Fonte: Prefeitura Municipal de Uberlândia

Comentários