Audiência pública em Paracatu discute sobre a segurança das barragens da mineradora Kinross

Audiência Pública em Paracatu.
Foto: Paracatu News
Aconteceu nesta terça-feira (1) uma audiência pública extraordinária na câmara municipal de Paracatu, para tratar sobre a segurança das barragens de rejeitos da Kinross. Audiência pública foi realizada pela Comissão de Administração, Serviços Públicos e Cidadania da Câmara Municipal e encabeçada pelo vereador João Macedo do (DEM). 



É fato que todas as cidades que hoje tem barragens principalmente de mineradoras, estão em alerta e bastante preocupadas. Um dos motivos da audiência pública era esclarecer o método de segurança adotada pela empresa canadense Kinross Gold Corporation, em suas barragens de rejeitos no município, bem como os planos emergenciais em caso de um acidente com as barragens. 

O caso mais recente de rompimento de barragem aconteceu no dia (5/11), na cidade de Mariana, MG. Quando o rompimento da barragem  da mineradora Samarco devastou o distrito de Bento Rodrigues, atingindo o vilarejo de Paracatu de baixo, além de outros municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo, que teve o Rio Doce, coberto pela lama de rejeitos que causou a morte de animais e prejudicou o abastecimento de água em Governador Valadares (MG) e outras cidades. 

O medo que algo parecido, ou pior, pudesse acontecer também em Paracatu, deixou a população temerosa e bastante preocupada, pelo tamanho das barragens de rejeitos da Kinross na cidade. De acordo com Leonardo Padula, Gerente das barragens da Kinross. A mineradora conta com vários instrumentos de monitoramento e segurança nas barragens da Kinross,  além do acompanhamento feito por profissionais externos, o que garante ainda mais a qualidade do trabalho, - Afirma Padua. 

O promotor de Justiça Paulo Campos Chaves, do Ministério público de Minas Gerais, disse que segundo os laudos da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), do ano de 2014, mostram que as barragens da Kinross são seguras. 

O Diretor de Licenciamento e Sustentabilidade da Kinross Alessandro Nepomuceno,  apresentou planos emergenciais em caso de um rompimento de barragens. Segundo Alessandro, o plano de emergência foi construído com base em legislação federal e tem aspectos muitos importantes. A barragem da Kinross é extremamente segura. Disse – Alessandro. - 

Fonte Paracatu News: http://paracatunews.com.br/noticias/cidade-paracatu/mineradora-kinross-afirma-que-as-barragens-em-paracatu-sao-seguras-/5434

Comentários