Conhecendo o Projeto: "Cultivando Água Boa"

"Programa Cultivando Água Boa"
No período de 10 a 13/08 o IEF, representado pelo coordenador de Áreas Protegidas, foi conhecer o programa ambiental "Cultivando Água Boa" da Itaipu Binacional no Estado do Paraná. A visita foi organizada pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (PN2). Você conhece este programa?




O programa "Cultivando Água Boa" é uma iniciativa da Itaipu Binacional e parceiros, é formado por um conjunto de ações que vão desde a recuperação de microbacias e a proteção das matas ciliares e da biodiversidade, até a disseminação de valores e saberes que contribuem para a formação de cidadãos dentro da concepção da ética do cuidado e do respeito com o meio ambiente.   
Equipe do CBH Araguari e demais convidados na Itaipu Binacional

Mais do que um projeto ambiental, o Cultivando Água Boa é um movimento de participação permanente, que envolve a atuação de aproximadamente 2 mil parceiros, dentre órgãos governamentais, ONGs, instituições de ensino, cooperativas, associações comunitárias e empresas. É reconhecido mundialmente e vencedor de diversos prêmios nacionais e internacionais.

Valorização do agricultor familiar de produtos orgânicos
Horta orgânica de um produtor familiar

Durante a visita foi apresentado todo o programa desde as práticas de conservação do solo e água até a valorização do pequeno produtor rural no contexto econômico e ambiental. Um experiência de sucesso para que o IEF e o CBH Araguari possam multiplicar em Minas Gerais.


Práticas de conservação de solo e água
Saiba mais sobre este programa em: http://www.cultivandoaguaboa.com.br

Comentários