segunda-feira, 8 de junho de 2015

Lançado o Livro Vermelho das Crianças sobre as espécies ameaçadas

Fonte: Livro Vermelho das Crianças.
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado desde 1973 no dia 05 de junho, o Canal Ciência lançou o livro infantil sobre espécies ameaçadas de extinção. A publicação está disponível de graça, em PDF. Confira!

Voltado para as crianças, o livro foi feito para familiarizar os pequenos com a temática que envolve a proteção da fauna brasileira ameaçada de extinção. Apresenta como é feita e porque é importante existir uma lista vermelha de espécies ameaçadas, quais as principais ameaças à fauna silvestre e o que é uma espécie bandeira e uma espécie guarda-chuva.

Após a apresentação dos conceitos, os leitores são brindados com 50 histórias envolvendo bichos ameaçados de extinção no Brasil. Histórias como do peixe-boi-da-amazônia e do cágado Mesoclemmys, o discurso preocupado do rato Juscelinomys, a indignação de Justino, o tubarão-baleia, e os planos de Clodoaldo, a perereca-pintada, para conquistar uma namorada, além de curiosidades sobre a fauna brasileira e citações de autores consagrados como Guimarães Rosa, Helmunt Sick, João Simões Lopes Neto, Marcelo Carneiro da Cunha, Manoel de Barros, Monteiro Lobato, Orlando e Cláudio Villas Bôas e Patativa do Assaré.

Ilustração do Calango-que-vira-cobra. Fonte: Livro Vermelho das Crianças.

A maioria das 76 ilustrações foram feitas por crianças de diversas regiões do Brasil participantes do Concurso de Desenhos Infantojuvenis Animais em Perigo, realizado ano passado. Um desenho especial colore a página 9 do livro: trata-se de um dos desenhos dos filhos de Darwin, provavelmente Francis, feito no verso de uma das folhas do manuscrito original 'A origem das espécies' (1859).

A capa e o projeto gráfico são de Ricardo Campos, da Zoo Designer.

Para Otávio Maia, autor e coordenador editorial, “produzir o livro foi tão desafiador e exaustivo quanto escrever ou adequar os textos lúdicos à luz da zoologia, da biologia da conservação e da divulgação científica".

Não haverá comercialização, nem impressão do material impresso.

Confira aqui o Livro Vermelho das Crianças.



Fonte: Site O Eco

Nenhum comentário:

Postar um comentário