Caminhada Ecológica - 8 anos da criação do Parque Estadual do Pau Furado

Foto: Maricéia Pádua
Estivemos em festa recebendo cerca de 100 participantes na Caminhada Ecológica em comemoração ao aniversário do parque. Os participantes foram recebidos com mesa de frutas e na ocasião foram distribuídos brindes e camisetas para que todos pudessem se descontrair e se prepararem para a caminhada. Saiba mais como foi!




Foto: Juliana Freitas

O tempo foi ensolarado, mas por quase toda a extensão da trilha estivemos sob dossel refrescante da mata, com constantes variações de relevo no terreno atendendo a todas as preferências.


Foto: Maricéia Pádua
Da fauna e flora do cerrado, nesta caminhada destacaram-se, por exemplo, a enigmática ave Urutau e registros sonoros de diversas outras aves, a mata novamente verde com alguns espécimes de destaque na Trilha do Angico - paineira, ipê e o angico, pegadas de onça-parda e outros animais, cheiros da mata, de animais e da demarcação de território, variações do tipo do solo passando por áreas com afloramento de geodos, e a revigorante brisa matutina.

Pegadas de Onça-parda e Tamanduá-bandeira
Foto: Maricéia Pádua
Viu uma pegada interessante e quer identificar? Procure-a aqui!


Foram cerca de 1h30 de caminhada, por 5,5 km aproximados. Caminhamos pela Trilha do Córrego do Marimbondo, de onde na bifurcação seguimos sentido Curral de Pedra e mais adiante, nos dirigimos rumo à Trilha do Angico até chegarmos à Prainha, à beira do rio Araguari onde é liberado o banho. Neste evento, como apoio aos banhistas tivemos a presença de um guarda-vidas habilitado.


O nosso guarda vida Ivo e o zelador Marciel
Foto: Juliana Magnino


Foto: Juliana Magnino

Ao final também tivemos frutas, contemplação, água refrescante do rio Araguari, que como disseram os próprios banhistas: "Nem fria, nem quente: no ponto!"

Foto: Gustavo Miranda Duarte
Os visitantes tiveram a oportunidade de renovar as energias e as amizades. Na próxima publicação, colocaremos mais fotos do evento.

Foto: Maricéia Pádua
Tem uma foto legal desta Caminhada e quer dispor na próxima matéria do blog? Envie-nos para pepf@meioambiente.mg.gov.br

Confira aqui as fotos.

O público da região ficou motivado, e no domingo, tivemos uma visitação de cerca de 60 pessoas que também optaram por experimentar mais esta opção do ecoturismo em Uberlândia.

Não foi à caminhada? Venha nos conhecer também, é você quem ganha.


Apoio:





























Comentários