Volta para a casa a onça-parda de Miraporanga

Foto: Kevson Martins (site de notícias UIPI)

Na manhã do dia 28 de maio de 2014, foi realizada, na zona rural de Uberlândia, a soltura de uma onça-parda (Puma concolor), fêmea, pela Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA), com a presença do Subtenente Augusto e Cabo Silvio. O animal, já adulto (idade aproximada de três anos), estava provisoriamente sob os cuidados da equipe do Laboratório de Pesquisa em Animais Silvestresda Universidade Federal de Uberlândia (LAPAS/UFU), coordenado pelo Prof. André Luiz Quagliatto Santos.


Foto: Bruno Alves
Essa onça-parda foi encaminhada ao LAPAS/UFU após ser capturada por um fazendeiro na zona rural de Uberlândia, no distrito de Miraporanga (veja a matéria inicial).

Muito machucada e com uma das presas quebrada pelo estresse e pelas condições precárias da armadilha utilizada para sua captura, ela foi encaminhada ao LAPAS/UFU para os procedimentos ambulatoriais. Após tais procedimentos, o animal ficou sob os cuidados da equipe de médicos veterinários e ao receber alta foi solicitada ao IEF a autorização para a destinação ao seu ambiente nativo.


Foto: Bruno Alves
Inicialmente, no LAPAS/UFU, a fêmea foi sedada para que fosse possível a realização de seu transporte de maneira tranquila. Após todos os procedimentos de sedação e análise dos aspectos vitais do animal pelos médicos veterinários residentes, a Polícia Militar procedeu ao transporte do mesmo até a zona rural, próximo ao distrito de Miraporanga.  A equipe do Instituto Estadual de Florestas acompanhou os procedimentos de transporte e soltura da onça pela PMMA. 

A soltura da onça parda foi realizada em um remanescente de cerrado da região, com vegetação densa e interligada por corredores de preservação permanente. No ato da soltura, o médico veterinário Evandro avaliou o estado clínico e os reflexos do animal. Sob sua orientação, deixamos o local para não estressar a recuperação e retorno ao lar da onça-parda de Miraporanga. 





Foto: Bruno Alves


Veja também os artigos relacionados: As onças-pardas de Miraporanga


Artigo: 
Cyntia Ribeiro
Bióloga da Coordenadoria de Pesquisa e Proteção à Biodiversidade

Maricéia Pádua
Coordenadora de Pesquisa e Proteção à Biodiversidade
Escritório Regional Triângulo


Comentários