O Sistema de Cadastro Ambiental Rural já está disponível!

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro público, eletrônico, de abrangência nacional feito junto ao órgão ambiental competente. Criado pelo Novo Código Florestal Brasileiro, o registro tem como finalidade integrar as informações das propriedades e posses rurais, para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

No Estado de Minas Gerais, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) será feito no SICAR-MG, por meio do Portal SisemaNet. A responsabilidade do Cadastro em Minas é da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), sob a coordenação executiva do Instituto Estadual de Florestas (IEF).


Para a realização do cadastro siga o passo a passo abaixo:


2º - No canto superior esquerdo selecione uma das opções de cadastro: “Cadastrar Sem Certificação Digital (RECOMENDADO) ou Cadastrar Com Certificação Digital”, para obtenção de uma senha de acesso ao SisemaNet.

Observação: Caso o usuário já tenha se cadastrado anteriormente para utilização de outros serviços, a senha de acesso ao portal será a mesma.

3º - Após realizar a leitura do Termo de Responsabilidade, clique na opção desejada “Aceito ou Não Aceito” e clique em “Próximo”;

4º - Preencha o cadastro de usuário de Pessoa Física e clique na opção Gravar;

5º - Retorne à página principal do SIsemaNet e acesse o sistema por meio do Login e Senha criados;

Observação: O LOGIN será sempre o CPF do usuário que efetuou o cadastro.

6º - Após acessar o sistema clique no menu à esquerda da tela – Botão CAR, clique no texto logo abaixo “Sistema de Cadastro Ambiental Rural” e em seguir clique em “ENTRAR”.

7º - Realize o cadastro do(s) imóvel(s).

Para mais informações sobre o cadastro o usuário pode consultar também:





Fonte: SICAR



Comentários