Alunos de escola de mergulho fazem mutirão para limpar represa em MG

 (Foto: Reprodução/TV Integração)
Na data em que se comemora o Dia Mundial da Água, alunos de uma escola de mergulho em Uberlândia realizaram uma ação de conscientização ambiental ao recolher lixo na Represa de Miranda, na tarde deste sábado (22). O mutirão é realizado por mergulhadores em todo o mundo e o objetivo do grupo também foi ajudar a promover a importância de cuidar dos rios e represas da região. 


A primeira edição da ação foi em 2011, quando foram recolhidos cerca de 70 quilos de lixo e 17 mergulhadores participaram. Na última edição, não foi preciso muito tempo para as sacolas ficarem cheias. "O pessoal desrespeita muito o meio ambiente. Muitos cacos de vidro, estrutura de ferro, latas de cerveja, sacos de lixo, muito lixo mesmo", contabilizou o impressor Bruno Cardoso.

Há cinco anos a escola de mergulho foi inaugurada às margens da Represa de Miranda. Depois de perceber que havia interesse, mas que faltava estrutura na região para aqueles que queriam aprender a mergulhar, o instrutor de mergulho Eduardo Henrique de Oliveira resolveu arriscar e abrir uma instituição própria. Mais de 350 alunos já foram formados e ele sempre incentiva esse tipo de ação. "É um dia que tiramos para cuidar da água em que a gente mergulha, cuidando mais da natureza para conscientizar as pessoas que vêm à represa", comentou.

Depois de conhecer o mergulho, o analista de sistema Henrique Fernandes descobriu que a ação pode significar sossego. "Na nossa corrida do dia a dia, serviço, estresse, mergulhar é a melhor coisa que podemos fazer para descansar o corpo e a mente", destacou.

Fonte: G1.

Comentários