Juiz de Fora recebe a V Oficina de elaboração do Plano Estadual de Proteção a Biodiversidade

Fonte: Agência de Minas
O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realizou nos dias 08 e 09, em Juiz de Fora, a V oficina regional para elaboração do Plano Estadual de Proteção a Biodiversidade. A atividade reuniu representantes de diferentes segmentos com o intuito de elaborar um documento que integrará a versão final do trabalho, previsto para ser concluído ainda em 2013.

Na solenidade de abertura, o diretor-geral do IEF, Bertholdino Apolônio Teixeira Júnior, observou que as características de Minas exigem que a elaboração de um plano para proteção da biodiversidade seja regionalizada. “É preciso conhecer as especificidades de cada local para que a ação seja bem feita”, afirma.
Cerca de 80 representantes de organizações não governamentais, universidades, sindicatos rurais, setor produtivo, instituições privadas, cooperativas, associações e comunidades tradicionais participam do trabalho em Juiz de Fora. No total, serão realizadas dez oficinas em todo o Estado para reunir as informações já existentes sobre a biodiversidade de Minas Gerais e propor diretrizes para a sua conservação e uso sustentável dos recursos naturais.

A elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade é um dos subprojetos que compõe o projeto estratégico Conservação da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga sob coordenação do IEF. O Panorama da Biodiversidade em Minas Gerais, produto da primeira etapa de elaboração do Plano, está disponível na internet, no endereço www.ief.mg.gov.br

O plano está sendo construído em três etapas. Na primeira, foi traçado um panorama da biodiversidade do Estado e na segunda foram levantadas as questões transversais, desafios e oportunidades das ações desenvolvidas em doto o Estado. Na terceira e última etapa, estão sendo levantadas nas oficinas as proposições de diretrizes e programas para a conservação e uso sustentável da biodiversidade em Minas Gerais.

A VI oficina para elaboração do Plano Estadual de Proteção a Biodiversidade será realizada em Uberlândia no Triângulo Mineiro, nos dias 22 e 23 deste mês. A oficina vai abranger as regiões do Triângulo e Alto Paranaíba.

Comentários