Caminhada Conserve a Caatinga
Parque Estadual da Mata Seca, Manga, Minas Gerais. Foto: Evandro Rodney. |
O bioma Caatinga sofre com a exploração feita de forma extrativista pelas populações locais, desde a ocupação do semi-árido, tendo em consequência uma rápida degradação ambiental do bioma. A "Caminhada Conserve a Caatinga", promovida por entidades estaduais, municipais e locais, teve o intuito de conscientizar sobre este rico bioma. Confiram os detalhes aqui.
Em comemoração ao dia da Caatinga, 28 de abril, e com o intuito de conscientizar a população sobre a importância desse bioma no norte de Minas, a equipe da APA Serra do Sabonetal (Google Earth), REbio Serra Azul, Parque Estadual da Mata Seca, Escola Municipal Adélia Seixas e Polícia Militar fizeram a "Caminhada Conserve a Caatinga". Vejam a publicação completa aqui.
A caatinga sofre a ameaça cultural da exploração feita de forma extrativista pela população local, desde a ocupação do semi-árido, o que tem levado a uma rápida degradação ambiental.
Biomas em Minas Gerais, conforme imagem gerada no Mapas On Line, no SIAM. |
É um bioma onde, segundo a WWF-Brasil, em estudos recentes mostrou-se que cerca de 327 espécies animais são endêmicas (exclusivas) da Caatinga. São típicos da área 13 espécies de mamíferos, 23 de lagartos, 20 de peixes e 15 de aves. Entre as plantas há 323 espécies endêmicas.
Parque Estadual da Mata Seca, Manga, Minas Gerais. Foto: Luisa Pfau. |
Em Minas, rico em biomas, pode-se conhecer um pouco mais da Caatinga visitando as unidades intregantes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC (Lei Federal 9.985 de 18/07/2000).
Parque Estadual da Mata Seca, Manga, Minas Gerais. Foto: Evandro Rodney. |
Para ver um pouco mais das lindas paisagens do norte de Minas, confira a publicação
"Norte de Minas: seus parques e suas beleza"
Links:
Mapas On Line
Publicação ERAMSF sobre o Dia da Caatinga
Legislações selecionadas no blog do PEPF
Comentários
Postar um comentário