 |
"Grupo Capivara" na trilha |
Hoje, dia 17 de abril, véspera de feriadão, o PEPF amanheceu cheio de energia com a visita dos alunos do 4º ano da Escola Municipal do Moreno, acompanhados pela Professora Simone.
As crianças foram recebidas no auditório com a apresentação do Parque do Pau Furado e seu papel como Unidade de Conservação de Proteção Integral.
Na sequência foi reproduzido um vídeo educativo de linguagem infantil tratando do tema poluição e separação de resíduos, reforçando o trabalho que vem sendo realizado na Escola e região há algum tempo.
 |
Apresentação do PEPF e dos temas da atividade |
Como proposta prática de educação ambiental, a atividade “Trilha perceptiva” abordou a inserção negativa de elementos artificiais no meio, sinalizando a poluição em ambiente natural e tratou conceitos da biodiversidade, como as adaptações de camuflagem e mimetismo utilizados como recursos de sobrevivência da fauna e flora.
 |
Poluição inserida na trilha para a atividade |
 |
Elemento de fauna camuflada inserida na trilha para a atividade |
Sem mais teorias, dividimos a turma em grupos e acompanhados dos monitores, um grupo por vez, percorreram um trecho da estrada, observando chão e mata em busca de elementos previamente inseridos pela equipe ao longo de cerca de 0,5 km. Ao localizar um elemento, o grupo identificava se o objeto mimetizava, camuflava ou era fonte de poluição do meio.
 |
Os alunos durante a atividade |
 |
Grupo descobrindo os elementos |
O grupo Onça Parda conseguiu encontrar o maior número de elementos ocultos e foi o vencedor da brincadeira, seguido pelos grupos Cascavel e Capivara.
 |
Elemento da fauna camuflado inserido para a atividade |
Ao final, reiteramos a necessidade de se respeitar e proteger o ambiente natural como parte do nosso meio e para nossa sobrevivência, lembrando que a Terra é a mesma casa para todos e na cadeia da vida somos apenas mais um elo dependente de harmonia e ajuda mútua.
 |
4º Ano da Escola Municipal do Moreno |
Que atividade fantástica! A equipe do Parque do Pau Furado é nota mil! São estes trabalhos que nos dão esperança que a próxima geração fará a diferença para a conservação da nossa fauna e flora!!
ResponderExcluirParabéns!!