Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e da Prata comemora o Dia Mundial da Água e inicia sua 3ª edição do projeto “Viveiro na Escola”

Participantes do Projeto Viveiros na Escola.
Em comemoração ao dia Mundial da Água (22/03), a equipe do Refúgio de Vida Silvestre dos Rios Tijuco e da Prata (RVSERT) participou de Blitz Educativa e implantou a 3ª Edição do Projeto Viveiro na Escola. 


Confira como foi esta atividade.
 



No dia 22/03 (Dia Mundial da Água) foi realizada uma Blitz Educativa no posto policial da Policia Militar de Minas Gerais (PMMG), localizado na rodovia BR 154 KM 54. O evento foi idealizado pela Polícia Militar do Meio Ambiente de Ituiutaba, no período da manhã contando com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Superintendência de Água e Esgoto de Ituiutaba (SAE), Centro de Controle de Zoonoses e do Instituto Estadual de Florestas (IEF), representado pela equipe do Refúgio de Vida Silvestre dos Rios Tijuco e da Prata (RVSERTP), que distribuiu panfletos educativos, 100 (cem) mudas de espécies nativas e orientações sobre prevenção e combate a incêndios florestais, visando a chegada do período crítico.

Equipe do RVSERTP na Blitz Educativa.
No dia 27/03, pelo segundo ano consecutivo, foi implantada a 3ª edição do projeto “Viveiro na Escola”, na escola Municipal José da Ramos, que está localizada no entorno do RVSERTP. O projeto visa levar os alunos a sustentabilidade em suas ações dentro e fora da escola. O cronograma de execução deste projeto se estenderá por todo o ano de 2019 e sua primeira etapa foi implantada simultaneamente às comemorações do Dia Mundial da Água. 

Gestor Ambiental NAR-Ituiutaba, Tiago Moreira de Oliveira, e a Monitora Ambiental Thaís de Souza Pereira, ministrando palestra.
Naquele dia foram ministradas duas palestras em comemoração ao Dia Mundial da Água e ao Aniversário do RVSERTP (22/03), que foram respectivamente ministradas pela Monitora Ambiental Thaís de Souza Pereira e pelo Gestor Ambiental NAR-Ituiutaba Tiago Moreira de Oliveira, convidado pela gerência de Unidade de Conservação (UC).

Em seguida houve a construção do viveiro sob orientação da equipe do RVSERTP e com participação dos alunos e professores, que prepararam a terra, encheram 112 (cento e doze) fitocelas e fizeram o semeio de espécies frutíferas variadas e nativas dos biomas cerrado e mata atlântica.  

Construção do viveiro e semeio das espécies.
Por fim, foi realizado um sorteio de 02 (duas)  plantas ornamentais dentre os participantes, tendo objetivo despertar nos alunos o interesse em plantar e cuidar.   

Sorteio de mudas pela equipe do RVSERT .

Texto: Thaís de Souza Pereira

Equipe do Refúgio:
Celi Aparecida da Silva Machado (Gerente), Thaís de Souza Pereira (Monitora Ambiental), Cristiano Pereira Silva e Joverci da Silva Rodrigues (Agentes de Serviços de Parque).

Agradecimentos:
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ituiutaba, 9ª Companhia da Polícia Militar de Meio Ambiente de Ituiutaba, SAE, Centro de Controle de Zoonose, Núcleo de Apoio Regional de  Ituiutaba (NAR) e a Escola Municipal José da Silva Ramos.

Comentários