Monitora Ambiental apresenta trabalho na Conferência Internacional sobre Interpretação

Isabelle Damasceno, Monitora Ambiental do PEPF.
Nos dias 20 a 24 de Maio foi realizado pela National Association for Interpretation (NAI - Associação Internacional de Interpretação) a Conferência Internacional sobre Interpretação. 
É a primeira vez que esta Conferência acontece na América Latina, e foi sediada no Rio de Janeiro - RJ. Neste ano a temática central era "Agindo Localmente, Conectando Globalmente", e o Parque foi apresentar o Projeto Resíduos Sólidos, desenvolvido com a comunidade do entorno.



O evento foi organizado pela NAI, com apoio do United States Agency International Development (USAID), Forest Service Department of Agriculture, Center for Protected Area Management - Colorado State University, Bondinho Pão de Açúcar, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

O evento contou com a participação de várias instituições públicas e privadas, intérpretes, consultores, pesquisadores, servidores, empresários, estudantes e profissionais de diferentes áreas do conhecimento e do mundo.

Aconteceram palestras magnas na terça-feira (21/05), com Toby Bloom, do Serviço Florestal dos EUA, e Marivelton Barroso, Presidente da Confederação das Organizações Indígenas do Rio Negro. De forma geral, os palestrantes falaram da importância dos indígenas, tanto no Brasil quanto nos EUA, como intérpretes do ambiente natural, enfatizando sua importância para a preservação do patrimônio cultural, histórico e ambiental das áreas naturais.

Ainda na terça-feira (21/05) ocorreram simultaneamente 4 blocos de apresentações, com um total de 23 apresentações, que tiveram troca de experiências riquíssimas dos diferentes profissionais que atuam com a interpretação. Simultaneamente a Monitora Ambiental, Isabelle Damasceno, apresentou o projeto do Parque, intitulado para o evento como: "Projeto Resíduos Sólidos: interação com a comunidade do entorno do Parque Estadual do Pau Furado, Uberlândia-MG".

Apresentação do Projeto Resíduos Sólidos na Conferência.

Foi apresentado o trabalho que o IEF realiza desde 2012 (por enquanto somente no lado de Uberlândia) . Neste projeto realizamos palestras, oficinas, campanhas porta a porta, construção de abrigo para reciclados, dentre outras ações, que visam capacitar a comunidade do entorno para fazer a separação e destinação correta do lixo gerado na zona rural.

Todo o trabalho desenvolvido no entorno do Parque só é possível por causa dos diversos parceiros que fomos alcançando ao longo dos anos, atualmente estes parceiros são:
  • DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia), 
  • Conselho Rural da Tenda do Moreno,
  • empresas e pessoas que apoiam o desenvolvimento deste projeto, principalmente aqueles que moram e trabalham na região do Pau Furado.
Na quarta-feira (22/05) foram feitas 04 visitas técnicas, para que os intérpretes compreendessem os potenciais turísticos dos principais pontos de visitação na cidade do Rio de Janeiro. Tais visitas foram realizadas com os gestores destes espaços, o intuito foi realizar uma troca de experiências sobre as ações, implementações, desafios e conquistas alcançadas ao longo da gestão destas áreas. Este momento foi riquíssimo para que entendêssemos as dificuldades enfrentadas pelos gestores e o uso dos visitantes, que muitas vezes não compreendem a importância da trilha direcionada, que evita mais impactos e garante um uso público mais sustentável.

Visitas Técnicas: Trilha da Urca e Parque Nacional a Tijuca.

Na quinta-feira (23/05) houve mais 07 blocos e um total de 39 apresentações. Os assuntos foram os mais diversos, como parcerias para impulsionar a interpretação, implementação de placas interpretativas, tecnologia e acessibilidade, turismo cultural no campo, desafios da educação ambiental, desafios e oportunidades da interpretação, ferramentas de gestão, turismo de base comunitária (quilombolas, indígenas, população ribeirinha), uso de ferramentas audiovisuais, planejamento de UCs (Unidades de Conservação), patrimônio cultural, roteiros educativos, sabores das florestas, dentre outros.

Apresentação: painéis de interpretação do PARNA Anavilhanas.

Na sexta-feira (24/05) teve o fechamento com a palestra magna do Tom Medema, que é Diretor Associado de Interpretação, Educação e Voluntários, e é do Serviço Nacional de Parques Americanos, que trouxe a temática sobre "Abundância versus Escassez na Vida do Intérprete". Uma palestra motivacional relatada a partir da vida pessoal e profissional de Tom, trazendo aos participantes a esperança de acreditar em dias melhores, mesmo perante as dificuldades da vida.

Tom Medena entrega uma insígnia a Isabelle, pela sua participação na palestra.

Ainda na sexta-feira, foram feitas 02 rodas de conversa, uma dos brasileiros e outra dos estrangeiros, para fazer uma avaliação do evento. Neste momento nós, brasileiros, ficamos muito motivados com todas as experiências e aprendizados trazidos com o evento e que, diante da riqueza destas ações, nos propomos a desenvolver uma rede de colaboração para divulgar os trabalhos ali apresentados, trocar experiências, realizar encontros e fortalecer a interpretação como ferramenta para valorizar os ambientes naturais do Brasil, fomentando as populações tradicionais, movimentando a economia local e trazendo uma conscientização para os visitantes.

Roda de conversa: relatos entre brasileiros e estrangeiros de como foi a Conferência.

Acesse todas as fotos pelo link: 
https://1drv.ms/f/s!Aggr9BBqLowPgqM0tOB47--5WujL0Q

Texto e fotos por: Isabelle Damasceno, Monitora Ambiental do Parque Estadual do Pau Furado.
        

Comentários