Mais um importante projeto é concluído no Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e da Prata (RVSERTP)

Organização de mini viveiro
Foto: equipe RVSERTP 
No dia 13/12/2017 a equipe do Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e da Prata (RVSERTP) encerrou o projeto “Viveiro na Escola”, realizado em parceria com a Escola Municipal Archidamiro Parreira de Souza. Tal projeto foi implantado em meados de 2017, com o objetivo de despertar nos alunos o interesse para a preservação e recuperação dos ecossistemas, por meio da aprendizagem de técnicas de reflorestamento.

Confira os resultados do projeto!



A execução do projeto “Viveiro na Escola” envolveu toda a escola e moradores da comunidade do Córrego do Açude, em várias etapas, de forma a alcançar os objetivos almejados, como a implantação/construção de mini viveiros na escola, o semeio de espécies nativas da região, a condução das mudas com relação aos tratos culturais e, finalmente, a distribuição das mudas.

Gerente do RVSERTP durante explicação sobre as próximas etapas do projeto
Foto: equipe RVSERTP
Atividade de organização do mini viveiro
Foto: equipe RVSERTP

Ao longo do semestre a equipe do RVSERTP promoveu diversas atividades, como a realização de palestras educativas, projeção de vídeos, orientação na construção do viveiro, na preparação da terra, no enchimento das fitocelas, no semeio das espécies e na condução das mudas. Nesse sentido, o projeto “Viveiro na Escola” contemplou todo o ciclo da produção de mudas, desde o semeio das espécies até o desenvolvimento das mudas para o plantio no campo, envolvendo teoria e prática.

Alunos preparam o solo para enchimento das fitocelas
Foto: equipe RVSERTP
Funcionário do Refúgio orienta os alunos durante o semeio das espécies
Foto: equipe RVSERTP

Em contrapartida os alunos participaram com muito entusiasmo de todas as atividades e colocaram a mão na terra. Como resultado foram produzidas aproximadamente 110 (cento e dez) mudas de boa qualidade e, além disso, os alunos apresentaram trabalhos multidisciplinares e fizeram belas apresentações, enriquecendo ainda mais a programação do projeto.

Alunos apresentam trabalho sobre o tempo de decomposição de resíduos sólidos
Foto: equipe RVSERTP

O projeto encerrou-se com a distribuição das mudas produzidas, mediante recomendações sobre o plantio e pós-plantio, após a retrospectiva de todas as etapas e atividade realizadas.

Foram distribuídas um total de 105 (cento e cinco) mudas aos participantes do projeto, dentre eles membros da comunidade, alunos, professores e demais servidores da escola, para plantio em suas residências, localizadas na zona rural.

Mudas distribuídas para aluna participante do projeto
Foto: equipe RVSERTP

Este foi um grande projeto da equipe do RVSERTP, que avalia que a realização do mesmo foi muito além de uma simples produção de mudas, e sim, que na consciência de cada integrante foi plantada uma sementinha de amor pela natureza e o despertar para a conservação e preservação do ambiente.

Parte dos integrantes do Projeto Viveiro na Escola
Foto: equipe RVSERTP

Para visualizar mais fotos do projeto, acesse o link abaixo.

https://photos.app.goo.gl/N57CV4wieIgcVrRj1

Texto: Thaís de Souza Pereira e Celi Aparecida da Silva Machado

Equipe do Refúgio:

Antônio Nunes de Medeiros Junior - Agente de Serviços de Parque
Celi Aparecida da Silva Machado - Gerente
Cristiano Pereira Silva - Agente de Serviços de Parque
Marcelo Oliveira Alves - Analista Ambiental
Thaís de Souza Pereira - Monitora Ambiental

Agradecimentos: 

A Escola Municipal Archidamiro Parreira de Souza, em nome de todos os professores, alunos, demais colabores e, em especial, a diretora Eliana Silveira Alves, que sempre acolhe a equipe do RVSERTP e que nos apoia na execução dos projetos desta unidade de conservação.

Comentários