Curso SENAR: A Arte de Conduzir em Trilhas e Roteiros

Cartilhas sobre Turismo Rural
Fonte: SENAR
O mês de janeiro começou com mais capacitação para a Equipe do PEPF e parceiros da Prefeitura Municipal de Uberlândia.



Confira a reportagem da Prefeitura Municipal de Uberlândia!




"Devido aos diversos potenciais naturais de Uberlândia e à crescente demanda de turismo ecológico e rural na região, a cidade recebeu o curso "A arte de conduzir em trilhas e roteiros". A proposta é formar e capacitar guias turísticos para atender o público de atividades de aventuras em terra. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e conta com o apoio da Prefeitura de Uberlândia, em uma das inúmeras ações que integram o Programa Municipal de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro.
As aulas aconteceram do dia 15 ao dia 18 de Janeiro, em tempo integral. O conteúdo foi ministrado nas dependências do Parque Estadual do Pau Furado. Os participantes têm contato com informações práticas e teóricas a respeito de passeios em terra, além de conhecer melhor as principais trilhas da região.
Monitora Ambiental do PEPF e Instrutor do SENAR conduzindo na Trilha.
Fonte: Acervo PEPF.
De acordo com o diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Renato Rezende, o conjunto de ações desta natureza tem um caráter inovador, pois permitirá que o município consiga explorar todas as suas potencialidades rurais para atrair pessoas de diferentes localidades.

“O que fazemos é inédito. Estamos formatando o turismo rural, trabalhando em sua base, de um modo que abrange todos os seus aspectos, como gastronomia e locais de hospedagem. Assim vamos atrair cada vez mais pessoas da área urbana para esses lugares”, comentou.

O curso

O curso tem a proposta de abordar principalmente a região do Pau Furado, uma das mais procuradas por amantes de trilhas. “Estamos trabalhando as técnicas ligadas ao turismo para mostrar como a atividade funciona, toda a cadeia envolvida no setor, além de ensinar as habilidades necessárias para a condução de grupos”, explicou o instrutor do SENAR, Cláudio Ramos.
À esquerda: Analista Ambiental do PEPF conduzindo na trilha.
À direita: turma formada de Condutores Ambientais.
Fonte: Acervo PEPF.

Douglas Abrahão foi um dos primeiros guias turísticos a atuar na cidade. Ele viu no curso uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos. Segundo o profissional, a iniciativa reflete o crescimento obtido pelo setor recentemente. “Esse curso está de acordo com o mercado do turismo, porque temos visto a demanda aumentar muito. A região tem muitos atrativos naturais, o que também faz crescer o interesse de novas pessoas interessadas em atuar nesta área”, explicou.

Assim como Douglas, Gustavo Freitas também se inscreveu no curso. O jovem é empresário do ramo de turístico aquático em Uberlândia e contou que, devido ao crescimento do interesse da população em práticas de aventura em terra, vai expandir seus negócios. “Uma atividade como trekking (caminhada ecológica) é algo que tem mais pedidos a cada dia. Esse curso foi muito bom porque minimiza as nossas dificuldades de empreender em uma nova área”, explicou."
Ao final do curso se firmou um pacto em prol da Região do Pau Furado e do Triângulo Mineiro.
Pacto firmado e assinatura dos participantes.
Fonte: Acervo PEPF
Texto na íntegra: 

Comentários