Comemorações da Semana da Água e Celebração do 5º Aniversário do Refúgio de Vida Silvestre Dos Rios Tijuco e da Prata - RVSETP

Equipe do RVSERT e PEPF, alunos da
Escola Municipal Archidamiro Parreira de Souza
A celebração do 5º aniversário do Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e da Prata e as comemorações da Semana da Água 2016 foram realizadas com muitas atividades junto a criançada das escolas localizadas no entorno desta Unidade de Conservação.



No dia 22, as atividades aconteceram na Escola Municipal Archidamiro Parreira de Souza, em todo o período da manhã. Num primeiro momento os alunos da escola fizeram lindas apresentações, envolvendo o tema “Agua”.





Cartazes e apresentações dos Alunos da escola
E.M. Archidamiro Parreira de Souza  com o tema "Água"

Num segundo momento, foi a vez da equipe do RVSETP, com a realização de duas palestras, sendo a primeira com o tema “Dia da Água”, ministrada pelo Gestor Ambiental do NRRA de Ituiutaba, Tiago Moreira de Oliveira, convidado da gerência da Unidade de Conservação e a segunda, ministrada pela analista ambiental Celi Aparecida da Silva Machado, gerente da UC, cujo tema foi voltado para a celebração do 5º aniversário do RVSETP, onde num ritmo de comemoração, fez-se a retrospectiva dos cinco anos de existência do Refúgio, dando enfoque para os objetivos de sua criação, a importância da Unidade de Conservação para a comunidade do entorno e as principais atividades desenvolvidas pela equipe durante esse período. 


O Gestor Ambiental Tiago Moreira de Oliveira do NRRRA de Ituiutaba
fala da importância da Água para os alunos


Celi Aparecida da Silva Machado, gerente da UC abre as celebrações do
5
º Aniversário do Refúgio de Vida Silvestre Dos Rios Tijuco e da Prata- RVSETP


Vamos comemorar!
5º Aniversário do Refúgio de Vida Silvestre Dos Rios Tijuco e da Prata- RVSETP


Por fim, a equipe do RVSETP, juntamente com os professores e os alunos do ensino infantil, realizaram o plantio de mudas ornamentais em um canteiro construído pelos próprios alunos no jardim da escola utilizando-se de material reciclável (garrafas pet). As crianças, com orientação de seus professores, ficarão responsáveis pela manutenção do plantio que será regado durante o ano todo.








Toda a equipe do IEF, professores e alunos ajudam a plantar
mudas ornamentais no canteiro de garrafa PET
 
Todas essas atividades fazem parte do “PROJETO AMIGOS DO VERDE”, fruto de uma parceira muito valiosa entre a Escola Municipal Archidamiro Parreira de Souza e a Unidade de Conservação, o qual foi idealizado e elaborado no início de março e lançado neste dia. O mesmo contará com a participação de todos os profissionais da escola e a comunidade. Projeto esse que tem como objetivos despertar nos alunos e moradores do entorno do Refúgio o interesse pela preservação do Meio Ambiente e desenvolver atividades e ações referentes às datas comemorativas do Dia Mundial da Água, Dia do Meio Ambiente e do Dia da Árvore, tendo em vista que o mesmo perdurará durante todo o ano. 

Projeto "Amigos do Verde", idealizado pela gerente do RVSERP
em parceria com a Escola Municipal Archidamiro Parreira de Souza


Abrilhantando as festividades, estavam presentes parte da equipe do Parque Estadual do Pau Furado (PEPF), que prestigiaram as atividades e o Coordenador de Áreas Protegidas do ERT Triângulo, Leonardo Massamitsu Ogusuku, que aproveitou o momento para conversar com as crianças e jovens discentes e através da projeção filmes apresentou algumas atividades realizadas tanto pelo PEPF, quanto pelo RVSETP. 

Projeto "Amigos do Verde", idealizado pela gerente do RVSERP
em parceria com a Escola Municipal Archidamiro Parreira de Souza


No dia 23, no mesmo ritmo de festividades e celebrações, as atividades se repetiram na Escola Municipal Quirino de Morais. Novamente atendendo ao convite da gerência do Refúgio, o Gestor Ambiental do NRRA de Ituiutaba, Tiago Moreira de Oliveira, realizou palestra e exibiu filmes sobre o “Dia da Água”, e aplicou uma dinâmica, onde pode contar com animada participação das crianças. 

Cartazes elaborados pelos alunos da E.M. Quirino de Moraes 

Tiago Moreira de Oliveira, gestor ambiental do NRRA de
Ituiutaba ministrando palestra sobre o Dia da água


Logo em seguida, foi a vez da equipe do RVSETP, que através de sua gerente, proferiu palestra e exibiu slides de divulgação da Unidade de Conservação, seus objetivos de criação, a importância da mesma para a comunidade do entorno, principais atividades desenvolvidas por sua equipe, e finalmente, junto aos demais integrantes da equipe, alunos, professores e demais funcionários da escola, cantaram parabéns ao 5º aniversário do Refúgio.


Celi Aparecida da Silva Machado, gerente do RVSETP
 ministrando palestra de celebração do 5º aniversário da UC

Simeão Rosa, professor da E.M.Quirino de Queiroz
agradecendo a participação do IEF e falando a respeito da importância do evento 

Maria Madalena, diretora da E.M.Quirino de Queiroz agradecendo
a participação do IEF e falando a respeito da importância do evento 

Equipe do Refúgio de Vida Silvestre Dos Rios Tijuco e da Prata - RVSETP:


Celi Aparecida da Silva Machado (Gerente), Irineu de Macedo Neto (Analista Ambiental), Joverci Silva Rodrigues (Zelador), Marcelo Oliveira Alves(Monitor Ambiental e Rafael Donizeti de Oliveira (zelador).


Agradecimentos:


Núcleo Regional de Regularização Ambiental de Ituiutaba-NRRA, Escolas Municipais Archidamiro Parreira de Souza e Quirino de Morais, equipe do Parque Estadual do Pau Furado - PEPF e Coordenação de Áreas Protegidas do Escritório Regional Triângulo. 


Texto por Celi Aparecida da Silva Machado (Gerente do RVSETP)













Comentários

  1. É maravilhoso trabalhar com uma equipe comprometida e responsável. Isso faz toda diferença. Alunos felizes com a consciência de preservação do meio em que vive. Parabéns aos parceiros do IEF que muito contribui com a nossa escola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O trabalho em parceria faz toda diferença.
      Que continuemos fomentando a educação ambiental em todas as suas esferas de aprendizagem.

      Excluir

Postar um comentário