Parque Estadual do Pau Furado completa 7 anos

Belezas naturais do PEPF por Bruno R. Alves

O Parque Estadual do Pau Furado completa hoje, dia 27 de janeiro, 7 anos!
O Parque abrange o território de dois municípios da região do Triângulo Mineiro, Araguari e Uberlândia. Tem uma área de 2186,849 hectares e foi criado em 27 de janeiro de 2007 com o objetivo de assegurar a proteção aos ecossistemas presentes na região; a proteção às espécies raras, em perigo ou ameaçadas de extinção; a preservação do patrimônio genético; o monitoramento ambiental; a conservação de paisagens de beleza cênica natural ou alterada; a promoção de condições para educação ambiental, investigação científica, divulgação sobre os recursos naturais assim como o fomento de uso sustentável desses recursos.
Além de proteger fragmentos importantes de fisionomias vegetais e comunidades naturais representadas pelas florestas de galeria, ciliar, estacional decidual e semidecidual, cerradão e cerradão senso restrito o PEPF assume grande importância regional para a conservação da biodiversidade, uma vez que nos levantamentos realizados para elaboração do plano de manejo foram identificadas 932 espécies de fauna e flora dentro dos limites geográficos do Parque, incluindo várias reconhecidas oficialmente em algum grau de ameaça de extinção ou vulnerabilidade de extinção.
A denominação "Pau Furado" é uma referência toponímica â antiga estrada de ligação entre Araguari e Uberlândia e da ponte sobre o rio Araguari, afetada pela construção da UHE Capim Branco I.

É com intenso carinho, que a equipe do Parque Estadual do Pau Furado, comemora mais um ano de existência e encontra-se à disposição para esclarecer qualquer curiosidade ou dúvida sobre o PEPF.

Comentários