Semana Florestal 2013

A Semana Florestal marca o início da primavera e remete também ao dia da árvore. Este ano, o IEF-ERT colocou como principal objetivo, fazer com que todas as atividades do evento levassem o público a refletir sobre qual a sua contribuição para a proteção da Biodiversidade, e o que suas ações têm contribuído para um futuro melhor, abordando o tema anual da Semana Florestal. 

Foi estabelecido como inscrição para todas as atividades da Semana Florestal, a doação de 2Lts de Leite Longa Vida. 

O evento em questão foi imensamente relevante no sentido de promover atividades em contato direto e indireto com ambiente de forma com que os participantes, parceiros e organizadores, exerceram um papel efetivo na integração homem x natureza.

DIA 22/09 (DOMINGO) - ECO DUATLHON

A abertura da Semana Florestal 2013 do Regional Triângulo, aconteceu no dia 22/09 com a atividade de Eco Duatlhon, realizada no Parque Estadual do Pau Furado. O eco duatlhon consiste na realização de duas atividades durante um mesmo percurso, sendo que a primeira atividade foi uma pedalada de aproximadamente 25 Km, que teve início no Bike Shop Ciclo Cerrado, com destino a sede do Parque Estadual do Pau Furado. Na seqüência os participantes percorreram a trilha de acesso a parte alta da Cachoeira do Marimbondo onde realizaram a segunda atividade, uma descida de rapel de aproximadamente 20 metros, orientados pelos técnicos da empresa Trilhas Interpretativas, especializada em Eco Turismo de Aventura.

Para finalizar a atividade, todos os participantes plantaram uma muda nativa em uma das áreas de recuperação florestal do PEPF, cumprindo com os objetivos propostos.

A atividade contou com o apoio fundamental do 5º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais, que esteve presente no local com uma viatura de resgate a disposição, e com as orientações do Ten. Haendell, oficial de plantão; do 17º Batalhão de Policia Militar de Uberlândia que fechou os pontos de acesso ao PEPF, evitando o trânsito de praticantes de Moto Cross na estrada municipal garantindo ainda mais a segurança da pedalada; da Secretaria de Trânsito e Transporte de Uberlândia que conduziu os ciclistas desde o ponto de saída até a estrada municipal, fechando as vias necessárias e orientando os desvios no trânsito; do Bike Shop Ciclo Cerrado, que recolheu o leite solicitado para inscrição, garantiu o preenchimento dos Termos de Risco e realizou manutenção gratuita em todas as bicicletas dos participantes, somando imensamente para a qualidade da pedalada; e da empresa Trilhas Interpretativas, que realizou a montagem do rapel, e a instrução e monitoramento na descida de todos os participantes, além de patrocinar 30Lts de suco para contribuir com a alimentação.

Contou ainda com os patrocínios do Instituto Alexa (água e refrigerante), do Comercial Bananas Espírito Santo (pães com mortadela e bananas), e do Comercial Verdurão (frutas diversas), que garantiram a reposição energética e alimentação de todos. 

Com balanço extremamente positivo, a atividade de abertura atingiu diretamente 40 participantes, e indiretamente 1400 pessoas contabilizadas através dos meios de divulgação oficiais. Foram recolhidos ainda 80 litros de leite longa vida.

É importante ressaltar ainda o grande número de parceiros que se interessaram em apoiar as atividades, acreditando na proposta e nos objetivos que nos empenhamos em cumprir.


































DIA 24/09 (TERÇA FEIRA) – BIRDWATCHING
AVISTAGEM DE PÁSSAROS NO P.E PAU FURADO

No dia vinte e quatro foi realizado no P.E Pau Furado, o primeiro Birdwatching organizado pela equipe da Unidade de Conservação e a Coordenadoria Regional de Pesquisa e Proteção à Biodiversidade.

A área percorrida foi de 4,64 quilômetros, tendo início na Trilha do Angico, chegando até as margens do Rio Araguari, e retornando pela estrada principal do PEPF. O percurso é em sua maioria aberto e de fácil acesso e caracteriza-se pela presença de Floresta Estacional Decidual e Semi Decidual, e Mata Ciliar. Nessa época do ano a vegetação decidual perde suas folhas, porem os ipês se destacam pela beleza de suas flores. Na nossa caminhada fomos saudados pelos belíssimos ipês brancos. 

A condução da avistagem foi feita pelo ornitólogo Gustavo Bernardino Malacco. Observamos a presença de espécies como o azulão (Cyanoloxia brissonii), saí azul (Dacnis cayana) e saíra-de-chapéu preto (Nemosia pileata), tie-preto (Tachyphonus coronatus), caburé (Glaucidium brasilianum), sovi (Ictiniaplúmbea), gavião-bombachinha (Harpagus diodon), dentre outras. Também pudemos identificar a presença de espécies através do canto, como o jaó (Crypturellus undulatus), soldadinho (Antilophia galeata), maritacas, dentre outras 

O uso de equipamentos que nos auxiliam na identificação das espécies, como câmeras fotográficas, binóculo e luneta, foi de extrema importância para o sucesso de nosso primeiro encontro. A observação de aves é hábito comum de países como Estados Unidos da América e Canadá, com a diversidade da avifauna brasileira temos como meta incentivar a formação de grupos de observadores e catalogar áreas interessantes para a prática de avistagem e as espécies que ali ocorrem.










 
25/09  (QUARTA FEIRA) - CICLO DE PALESTRAS

O Ciclo de Palestras ocorreu no dia 25 de setembro de 2013, na sede regional Vale do Paranaíba da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Na ocasião, a FIEMG forneceu além do espaço para realização das palestras, um café da manhã e da tarde para os participantes da atividade.
As atividades foram iniciadas as 08h30min com o café da manhã e a partir das 9:00 h, contando com a participação de 17 pessoas, foi dado início a primeira palestra do dia, apresentada pelo monitor ambiental do Parque Estadual do Pau Furado (PEPF), Guilherme de Oliveira Bueno, que abordou a temática das unidades de conservação (UCs) na região do Triângulo Mineiro, a partir das experiências de gestão do PEPF, discutindo a importância, impactos e conflitos da criação das UCs.
A segunda palestra foi proferida pelo engenheiro mecânico, proprietário da “bike shop” Ciclo Cerrado, empresa parceira da Semana Florestal, que discutiu sobre uso da bicicleta como estilo de vida e demonstrou a possibilidade de integração do esporte, lazer, meio de transporte e o ambiente. A proposta dessa palestra foi de demonstrar que a temática ambiental vai muito além das discussões técnicas, onde é possível de se trabalhar diversas questões que envolvam a interação homem x natureza com a finalidade do alcance da qualidade ambiental.
A terceira palestra, já no período da tarde, foi realizada pelo professor mestre Frederico Gemésio Lemos da Universidade Federal de Goiás (UFG) e responsável pelo Programa de Conservação de Mamíferos do Cerrado. Nessa apresentação foram abordadas questões de definição e relevância da biodiversidade, além da ecologia e conservação de mamíferos no Triângulo Mineiro.
Por fim, o professor doutor André Rosalvo Terra Nascimento do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) trouxe em sua palestra discussões sobre regeneração natural em vegetação de cerrado, com enfoque acerca dos aspectos teóricos e aplicados. Nessa oportunidade, o palestrante que é também pesquisador do PEPF, divulgou algumas das experiências de sua equipe nas áreas pesquisadas na UC.






26/09 a 04/10 – MOSTRA FOTOGRÁFICA
“BIODIVERSIDADE DO CERRADO”

Entre os dias 26/09 e 04/10, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) – Escritório Regional Triângulo, apresentou a mostra fotográfica “Biodiversidade do Cerrado”. 
A exposição aconteceu no prédio do regional SISEMA - Uberlândia e pôde ser vista no hall de entrada por todo o público. 
Foram mais de oitenta fotos distribuídas em diversos painéis. Os autores são:
  • André Terra Nascimento (UFU)
  • Bruno Alves (IEF – PEPF)
  • Fernanda Cavalcanti (Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado)
  • Frederico Gemésio (Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado, UFG)
  • Guilherme Bueno (IEF – PEPF)
  • Leonardo Massamitsu Ogusuku (IEF – DIAP)
  • Maricéia Pádua (IEF – DPBio)
A exposição teve o patrocínio da OPA! (Organização para Proteção Ambiental). O público previsto é da ordem de 120 pessoas por dia, com alcance estimado em 820 pessoas.






 
01/10 (SEGUNDA FEIRA) - ENTREGA DO LEITE ARRECADADO

No dia 01/10 o gerente do PEPF, Bruno Alves, e o monitor ambiental Guilherme Bueno, entregaram em nome do Instituto Estadual de Florestas/Regional Triângulo 101 litros de leite longa vida, arrecadados durante as atividades da Semana Florestal como inscrição.
A instituição escolhida para receber a doação foi a Casa De Acolhimento Fraterno Santa Gemma Galgani, de Uberlândia, na pessoa do Sr. Sirio, que nos recebeu com imensa satisfação.
A Casa Santa Gemma como é mais conhecida, desenvolve um trabalho com cidadãos em condição de rua, e conta com uma estrutura básica que consiste numa casa, aberta a todos que têm necessidade e interesse de serem ajudados. Sua visão é ser uma instituição referência no cuidado incondicional às pessoas em situação de rua, prezando os princípios cristãos de amor fraterno, perseverança e uma busca incansável pela dignidade do ser humano. 
A missão desta instituição é proporcionar às pessoas em situação de rua uma chance verdadeira de resgate social, moral e espiritual. Ajudar, conforme as possibilidades e direitos legais, todas as pessoas que se encontrarem excluídas e abandonadas pela família ou pelo Estado, tendo como principais valores, o tratamento humano, cristão e sem preconceitos, a idoneidade e responsabilidade, a sensibilidade e paciência, e o amor incondicional.








Fica nosso agradecimento especial a todos os parceiros que nos apoiaram e contribuíram para a realização desta edição da Semana Florestal, e principalmente a todos que participaram das atividades!!!

Um abraço da Equipe do PEPF.

Comentários

  1. Muito legal! Parabéns a toda equipe do Parque Estadual do Pau Furado!!!!

    Benito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu demais Benito!!!!

      Aguardo você aí pra curtir o PEPF.

      Abraço!

      Excluir

Postar um comentário