Curso de Permacultura Urbana em Uberlândia

Permacultura é um sistema de "design" para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza. A Permacultura foi desenvolvida no início dos anos 1970 na Austrália por Bill Mollison (Mollison ganhou no ano 2000 o prêmio “Nobel Alternativo” (Prémio Nobel Alternativo, em inglês Right Livelihood Award (“Prêmio da Sustentabilidade”) - a afamada medalha VAVILOV da academia Soviética de Ciências e recentemente foi declarado o Ecologista do Século na Austrália) e David Holmgren, unindo culturas ancestrais sobreviventes com os conhecimentos da ciência moderna. A palavra originou-se da expressão "permanent agriculture", porém hoje, devido a sua maior abrangência, a expressão inicial foi substituída por "cultura permanente".
A permacultura não se enquadra em nenhuma disciplina, sendo na prática um arcabouço de conhecimento transdiciplinar, abrangendo desde agricultura, arquitetura, design, ciências naturais, economia solidária, etc... A Permacultura trata de elementos como plantas, animais, edificações e infra-estruturas (água, energia, comunicações), bem como, dos relacionamentos que podemos criar entre eles conforme sua composição em um terreno, ou seja, podemos dizer que o objeto de estudo desta ciência é o planejamento ecoeficiente de ambientes humanos sustentáveis. O permacultor é um designer que projeta cidades sustentáveis, bairros ecológicos, condomínios ecológicos, ecovilas, escolas sustentáveis e casas ecológicas.

O Parque Estadual do Pau Furado apoia todo conhecimento que busca o equilíbrio com a natureza, e toda e qualquer ação nesse sentido. Por isso convidamos vocês a participar nos dias 19, 20 e 21 de Julho, do primeiro curso de Permacultura Urbana em Uberlândia, com o permacultor Marcos "Ninguém".

Confira a programação:

===========
PROGRAMAÇÃO: ===========
... 19/07 - Sexta-feira
19h | Apresentação e Aula teórica.

20/07 - Sábado
08h - 18 h - Práticas de Permacultura Urbana.
20h - Fogueira sagrada com cantos, mantras e roda xamânica.

21/07 - Domingo
08h - 18h - Práticas de Permacultura Urbana.

=========
INSCRIÇÃO: =========
O investimento será de R$150 até o dia 01/07. Após esta data, as inscrições serão no valor de R$180.
Estão incluídos, almoço vegetariano e lanche nos dois dias de prática.

Será emitido certificado aos participantes.

VAGAS LIMITADAS !

Cassio | 8806-8770
formavazio@gmail.com

======
LOCAL: ======
Rua Atilio Valentini, 1255 (Antiga 01)
Bairro Santa Mônica - Uberlândia - MG

==========
FACILITADOR: ==========
Marcos Ninguém possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Marcos fez parte durante 2 anos e foi Coordenador do Departamento de Permacultura e Design de Ecovilas na Eco-vila itinerante Caravana Internacional arco-íris por la Paz ( México).

Marcos é pioneiro em alguns estados como Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, onde deu os primeiros cursos e construiu as primeiras casas ecológicas. Na sua estada em Pernambuco foi educador Ambiental no Centro Ecopedagógico Bicho do Mato (Recife). Em Goias na cidade de Chapadão do Céu, foi Coordenador Geral da Estação de Permacultura Aldeia 2012. Em João Pessoa Marcos foi Diretor do Centro de Estudos Ambientais da Secretaria do Meio Ambiente.

Tem realizado pesquisas, proferido palestras e ministrado cursos de Permacultura, Design de Ecovilas e Sustentabilidade para ONG's, Escolas , Insitutos e Universidades públicas e privadas em vários estados do Brasil.
Foi co-fundador da Rede de Permacultura da Paraíba e da Rede Potiguar de Permacultura.

É colaborador da Aldeia da Paz, espaço modelo em sustentabilidade do Fórum Social Mundial, e educador do Programa Gaia Education, da rede Global de Ecovilas em parceria com a ONU.

Integra o Centro de Referência, Integração e Sustentabilidade e Pesquisa (CRIS), e o Laboratório de Permacultura Urbana – Casa dos Hólons em São Paulo, onde reside atualmente.

www.marcosninguem.com.br

Comentários