Parque Estadual do Rio Preto recebe Prêmio Hugo Werneck

Tonhão vencedor. Foto: ASCOM/SISEMA
Estamos orgulhosos do nosso colega Antônio Augusto de Almeida (Tonhão), vencedor da categoria ‘Melhor exemplo em água’ do III Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza, entregue na noite desta quarta (28/11). Tonhão é gerente do Parque Estadual do Rio Preto e foi reconhecido pelos trabalhos de conservação das nascentes do Rio Preto no município de São Gonçalo do Rio Preto, na região do Alto Jequitinhonha.


A Unidade de Conservação


O Parque Estadual do Rio Preto está inserido na Serra do Espinhaço e abriga diversas nascentes, dentre as quais se destaca a do Rio Preto, um dos mais importantes afluentes do Araçuaí, por sua vez afluente do Rio Jequitinhonha.

Parque Estadual do Rio Preto. Foto: ASCOM/SISEMA
O Parque é aberto para visitação pública, percorrendo suas trilhas e mirantes, depara-se com a exuberância da vegetação que, no inverno, conferem as serras tons de amarelo, ferrugem e diversas tonalidades de verde e cinza. Atravessando grande parte do Parque, o Rio Preto apresenta uma coloração escura e transparente, permitindo vislumbrar o seu leito coberto por pedras e em alguns trechos cardumes de lambari.

Parque Estadual do Rio Preto. Foto: ASCOM/SISEMA
Saiba mais sobre o Parque Estadual do Rio Preto: 


 O Prêmio



O Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor À Natureza é uma iniciativa do Grupo Sou Ecológico, integrado pela Revista Ecológico. Os três finalistas de cada uma das 11 categorias do Prêmio são selecionados pelo Comitê Executivo após avaliação e triagem dos membros do Comitê de Pré-Seleção e da Comissão Julgadora. A premiação recebe o nome do ambientalista Hugo Werneck, fundador do Centro para a Conservação da Natureza de Minas Gerais, uma das primeiras organizações não governamentais da América Latina a empunhar a bandeira do que hoje é conhecida como sustentabilidade.


Fonte: IEF / SISEMA

Comentários