Dia Mundial das Aves - 05 de Outubro

Acervo PEPF e Maricéia Pádua
Em comemoração ao dia mundial das aves não podíamos passar em branco, portanto, trouxemos hoje um pouquinho sobre esses seres admiráveis, os quais também estão presentes em grande variedade de espécies no PEPF.




Há poucas semanas tivemos o Dia do Cerrado, logo após tivemos o Dia da Árvore comemorando-se a semana florestal, e, entre várias outras datas comemorativas, hoje temos o Dia das Aves, um bom momento para lembrarmos desses seres admiráveis que encantam e alegram nossas paisagens contribuindo de maneira benéfica com os ecossistemas, para divulgar algumas informações interessantes e, claro, para ressaltar sobre os riscos de extinção alertando sobre os perigos à biodiversidade quando, por exemplo, de sua caça e apreensão clandestina. 

O Brasil é o segundo país em maior número de espécies de aves do mundo (1916) perdendo apenas para Colômbia, e detêm cerca de 20% de toda avifauna mundial.

Noivinha-branca (Xolmis velatus)
Foto: Maricéia Pádua


Chora-chuva-preto (Monasani grifrons)
Foto: Maricéia Pádua

Essa grande riqueza de aves no Brasil potencializa a prática de observação de aves (ou birdwatching), auxiliando a economia e o turismo pelo país afora. A prática de observação de aves é bem antiga nos países no hemisfério norte, principalmente EUA e Europa, e, no Brasil, nos últimos dez anos, o número de observadores têm crescido substancialmente, e alguns sítios como as plataformas wikiaves, eBird ou Taxeus, têm papel importante no aumento de observadores. Na plataforma wikiaves consta mais de 2.000.000 de fotos de 1.871 espécies que ocorrem no Brasil, enquanto no eBird já foram postadas mais de 70.000 listas de aves.

Birdwatching no PEPF
Foto: Maricéia Pádua


Pica-pau-de-topete-vermelho (Campephilus melanoleucos)
Foto: Maricéia Pádua


A observação de aves é um hobby que pode ser realizado desde o quintal de sua casa até um parque natural, envolvendo crianças, adultos e basta o observador portar um binóculo ou câmera fotográfica, o que constitui sempre uma grande aventura, pois as pessoas estão em busca de novas espécies como um álbum de figurinhas.   


As aves exercem importantes serviços ecossistêmicos nos ambientes naturais, como por exemplo, a polinização, controle de pragas, dispersão de sementes, dentre outros, além de serem excelentes indicadores da qualidade dos ambientes naturais.


Azulão (Cyanoloxia brissonii)
Foto: Maricéia Pádua
Ferreirinho-relógio (Todirostrum cinereum)
Foto: Maricéia Pádua


Algumas das principais características que podem indicar as aves como excelentes indicadores de qualidade ambiental são:
- grande maioria das espécies já catalogada cientificamente;
- existem sistemas de trabalho em campo padronizados em escala global, com técnicas simples e de baixo custo;
- conhecimento claro do papel das aves no ecossistema;
- podem ser monitoradas ao longo do tempo, permitindo uma melhor compreensão sobre as transformações ambientais.

Mutum-de-penacho (Crax fasciolata )
Foto: Maricéia Pádua


Minas Gerais, rica em espécies de aves, têm se destacado como um dos principais pontos de observação de aves do país, com mais de 800 espécies registradas, cerca de 40% da avifauna do país. Essa riqueza está distribuída em paisagens naturais exuberantes de três biomas, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica.

Em 2017, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (SETUR-MG), em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e algumas empresas e ONGs, lançaram a primeira edição do projeto “#vempassarinharMG”, que objetiva realizar caminhadas (ou passarinhadas) em trilhas de unidades de conservação, visando a observação e o monitoramento de aves como ferramentas de conscientização e conservação das espécies e seus habitats. Nesse ano foram e estão previstas passarinhadas em importantes parques, como a Serra do Cipó, Parque Estadual do rio Doce e Parque Estadual do rio Doce.

Gavião-caboclo (Heterospizias meridionalis)
Foto: Maricéia Pádua


Tratando da nossa região, apenas nas cidades de Uberlândia e Araguari, podem ser encontradas mais de 350 espécies de aves e no Parque Estadual do Pau Furado mais de 200 espécies de aves, inclusive raras e ameaçadas de extinção, como a águia-cinzenta, arara-canindé, curió, dentre outras.


Tico-tico-rei (Coryphospingus cucullatus)
Foto: Maricéia Pádua


Dessa forma, saia da cadeira, levante bem cedo (pois é o melhor horário para se observar aves) e #vempassarinharMG !!!

Periquito-de-encontro-amarelo (Brotogeris chiriri)
Foto: Maricéia Pádua



Você sabe qual a ave símbolo do PEPF? Envie a resposta para pepf@meioambiente.mg.gov.br e a primeira resposta correta até o dia 15/10/2017 leva um Guia dos Parques Estaduais de Minas Gerais!


Texto por: Gustavo Bernardino Malacco da Silva, biólogo da ONG Angá.
Revisão: Renata Ribeiro, monitora ambiental do PEPF.
Fotos: Maricéia Pádua, Coordenadora de Fauna do IEF - Unidade Regional Triângulo. Conheça mais em http://www.wikiaves.com.br/perfil_mariflorpadua 




Comentários