1º Encontro Mineiro Sobre Javali Asselvajado
Participantes da mesa de discussão. |
Aconteceu nos dias 24 e 25 de novembro o 1º Encontro Mineiro Sobre Javali Asselvajado, em Uberlândia-MG. O Encontro foi organizado pelo IEF através da Coordenadoria de Pesquisa e Proteção à Biodiversidade, Parque Estadual do Pau Furado e teve o apoio da RPPN Reserva EcoCerrado.
No primeiro dia do encontro foram ministradas diversas palestras com temas ligados ao comportamento, ocorrência e impactos causados pelo javali, legislação de manejo de fauna exótica invasora e relato de experiência no controle da espécie; também foi formada uma mesa-redonda para elaboração das diretrizes para o controle do Javali asselvajado no estado de Minas Gerais.
Presença da EMATER representada pelos Srs. Gilberto Freitas e Sr. Fabiano Magella, diretor de promoção e articulação institucional |
Participaram do evento como palestrantes e atores na formação da matriz com as diretrizes para o controle do Javali no estado de Minas Gerais o analista ambiental do IBAMA, Junio Augusto de Souza Silva, o fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Raphael Vieira, a doutoranda do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras, Clarissa Alves Rosa, a pesquisadora e médica veterinária da EMBRAPA, Virgínia Santiago, o instrutor de tiro e oficial aposentado do Exército Brasileiro, Danilo Souza, o diretor de promoção e articulação institucional da EMATER/MG, Fabiano Magella, o criador da rede “Aqui tem javali”, Rafael Salerno, o consultor ambiental da empresa BIOCEV, Rodrigo Armond, e o controlador de javali André Luiz Honorato, idealizador e responsável pela Equipe Araxá de Manejo do Javali.
Clarissa Alves Rosa da Universidade Federal de Lavras. |
Estiveram presentes representantes da Polícia Militar Ambiental de Minas Gerais, Instituto Mineiro de Agropecuária, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, representantes dos Sindicatos Rurais da região, representantes e estudantes da Universidade Federal de Uberlândia, e sociedade civil. Contamos também com a participação do ilustre Deputado Estadual Bosco, vice-líder do Governo na Assembleia de Minas Gerais.
A direita o Deputado Estadual Bosco que compõe a Comissão Estadual de Meio Ambiente e vice-líder do Governo. |
No segundo dia do encontro tivemos a palestra da equipe de manejadores Eduardo Pio e Rodrigo Armond, da empresa de consultoria ambiental BIOCEV, sobre o controle do javali no Parque Estadual do Pau Furado, onde foram apresentadas as metodologias de controle do javali e os resultados obtidos neste ano. Posteriormente, foi realizada uma trilha interpretativa no Parque Estadual do Pau Furado para a observação dos impactos causados pelo javali na área da unidade de conservação.
Durante o 1º Encontro Mineiro Sobre Javali Asselvajado, auxiliamos a EMBRAPA e o IMA da região nas inscrições para a capacitação de coleta de sangue de javalis para controle sanitário, que foi realizada no dia 26 de novembro e direcionada aos controladores que possam contribuir com fornecimento de dados de javalis abatidos na região para pesquisas em sanidade de suídeos asselvajados realizadas pela EMBRAPA Suínos e Aves.
Virgínia Santiago da EMBRAPA |
Eventos como o Encontro Mineiro Sobre Javali Asselvajado, onde diversos órgãos envolvidos com a elaboração de normas e condução de pesquisas discutem em conjunto com órgãos fiscalizadores, controladores de javali e sociedade, são de extrema importância para atingirmos o objetivo.
Cada um deu a sua contribuição para que este evento acontecesse.
ResponderExcluirParabéns a toda equipe e parceiros.
Parabéns para a equipe organizadora do evento!
ResponderExcluirAdquiri muita informação útil para aplicar no Parque Estadual dos Campos Altos.
Não poderia deixar de citar o quanto fui bem recebida.
Obrigada a todos pelo apoio.