Postagens

Mostrando postagens de maio, 2013

Semana do Meio Ambiente Itinerante

Imagem
Foto: Bruno Alves Vem aí a Semana do Meio Ambiente! O Parque Estadual do Pau Furado e toda a equipe do Instituto Estadual de Florestas - Regional Triângulo, vai realizar entre os dias 03 e 06 de junho, atividades públicas com o intuito de sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental em nossa cidade!

Cobertura da imprensa e mensagens gravadas durante a VI Oficina do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade em Uberlândia.

Imagem
A VI Oficina do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade, que ocorreu em Uberlândia, teve grande repercussão na região. A imprensa esteve presente e o Diretor Geral do IEF, Bertholdino Apolônio Teixeira Junior foi entrevistado ao vivo no estúdio da TV Integração/Globo e pela TV Vitoriosa/SBT. Durante a Oficina também foram gravadas algumas mensagens dos participantes. Confiram!

Áreas poluídas próximas a córregos urbanos geram transtornos à população de Uberlândia.

Imagem
 O Rio Uberabinha recebe lixo direta e indiretamente, quando o mesmo é arrastado de outros pontos da cidade pelas chuvas Uberlândia tem 27 córregos em toda a extensão urbana, segundo dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Destes, cinco estão total ou parcialmente canalizados e os demais, a céu aberto. E apesar de haver coleta de lixo nesses locais, é possível ver, nas imediações, o acúmulo de resíduos sólidos. O espaço do entorno dos córregos Liso, no bairro Pacaembu, na zona norte da cidade, e Lagoinha, no bairro de mesmo nome, na zona sul da cidade, por exemplo, são alvos de descarte incorreto de sujeiras, segundo moradores das imediações.

Projeto altera limites do Parque Estadual da Serra do Papagaio

Imagem
O Projeto de Lei (PL) 3.687/13 , do governador, que altera os limites do Parque Estadual da Serra do Papagaio, recebeu, nesta terça-feira (28/5/13), parecer pela constitucionalidade da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O relator, deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), apresentou a emenda nº 1.

Seminário preparatório para o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do município de Uberlândia

Imagem
Fonte: metropolitana.com.br Acontecerá no dia 28 de maio de 2013 o Seminário de Apresentação do Diagnóstico e das Preposições do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) do município de Uberlândia. Esse evento representa uma das etapas preparatórias para elaboração do PGIRS e será realizado às 14:00 h no anfiteatro do Centro Administratvo.

Segundo e último dia da VI Oficina do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade - PEPBio em Uberlândia.

Imagem
Plenária Geral de consolidação dos resultados [ATUALIZADO] Hoje os grupos de trabalho (GTs) concluíram as suas discussões em uma matriz de planejamento. Em seguida, cada GT pode conhecer e opinar nos resultados obtidos por outros temas, e em plenária geral foram consolidadas todas as matrizes dos cinco GTs. Este resultado irá compor o Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade e está previsto para ser concluído no segundo semestre de 2013. 

Primeiro dia da VI Oficina do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade - PEPBio em Uberlândia

Imagem
Autoridades na sessão de abertura da VI Oficina do PEPBio - Uberlândia [ATUALIZADO] Na abertura da VI Oficina do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade - PEPBio estiveram presentes diversas autoridades, como o Diretor Geral do IEF Bertholdino Apolônio Teixeira Júnior, Vice-Prefeito de Uberlândia Paulo Vitiello Filho, Tenente Coronel Márcio Constâncio, Promotor de Justiça Dr. Alam Baena Bertolla dos Santos,   Cacique Kaun Poty Guarani (Povo Guarani, MG) dentre outros. Em seus pronunciamentos, todos ressaltaram a importância da proteção da biodiversidade e os instrumentos necessários para preservar o meio ambiente.

Contagem regressiva ZERO, estamos prontos para recebê-los na VI Oficina do Plano Estadual de Proteção a Biodiversidade em Uberlândia.

Imagem
Hoje 22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade , a partir das 08h30 em Uberlândia, acontece a VI Oficina Regional para Elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade (PEPBio), realizado pelo Instituto Estadual de Florestas através dos Escritórios Regionais Triângulo e Alto Paranaíba. O evento acontece no Porto Bello Palace Hotel, localizado na Av. João Naves de Ávila, 3685, Bairro Santa Mônica, Uberlândia.

Certificados ambientais ainda não convencem brasileiros

Imagem
Fonte: Pensar Eco.blogspot Criados há cerca de três décadas, os chamados "selos verdes" ainda passam despercebidos por muitos compradores e, quando notados, são com frequência preteridos por produtos com preços mais baixos. Foram sete anos de trabalho, uma série de adequações e 30 mil reais de despesas até que, em 2003, Wagner Alves enfim conseguiu um selo verde para a fábrica de bateria de carros em Minas Gerais da qual é gestor ambiental. O objetivo era apresentar um produto diferenciado, preocupado com o meio ambiente, mas ele admite que, apesar do investimento, o consumidor final acaba não percebendo a diferença.

“Turbinando” o uso público nas UCs do Rio de Janeiro

Imagem
Parque Estadual dos Três Picos. Foto: Robinho y Paco O uso público está tentando se consolidar, e parece até o início de uma boa tendência no nosso país. Utilizo o termo “uso público” para a visitação dentro de unidades de conservação, considerando as suas mais diversas finalidades. Obviamente, isso vai ao encontro da histórica falta de conhecimento sobre o tema, fantasiado muitas vezes de “princípio da precaução”, onde se tenta justificar que as pessoas devem ficar para o lado de fora dos parques. Há quem interprete que em alguns casos o grande problema não é somente a falta de conhecimento e sim, certa “antipatia” para com os visitantes. O fato é que em ambas as situações se buscam sempre possíveis motivos para as proibições e problemas, que na verdade necessitam somente de um pouco de técnica, dedicação e principalmente boa vontade para serem abordados.

Ruralistas pedem CPI contra a Funai e Senadores autorizam o plantio de cana-de-açúcar na Amazônia

Imagem
CPI da Funai Senado aprova plantio de cana-de-açúcar em áreas degradadas na Amazônia (Elza Fiúza/ABr) Agora é oficial o pedido de criação de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a atuação da Funai (Fundação Nacional do Índio) na demarcação de terras indígenas e quilombolas. O requerimento, assinado por mais de 200 deputados – a maioria ruralistas –, foi apresentado na última quarta-feira à mesa diretora da Câmara Federal (RCP 22/2013). Por meio dele, os parlamentares cobram esclarecimentos sobre os critérios utilizados para demarcar as reservas. Sob o argumento de que a soberania nacional estaria em risco, alguns deputados prometem apurar também em que medida as decisões do órgão indigenista são influenciadas por ONGs estrangeiras.

Brasil quer usar fraturamento hidráulico para explorar gás de xisto

Imagem
Entidades de defesa do meio ambiente questionam falta de debate público sobre os impactos da prática Proibido em países da Europa, polêmico método é condenado por oferecer riscos ao meio ambiente. Agência Nacional do Petróleo garante monitorar o tema, mas ONGs alertam para perigo de contaminação da água e do solo. Uma polêmica técnica de extração de gás natural, proibida em alguns países da Europa, será testada pela primeira vez no Brasil. O fraturamento hidráulico ( fracking, em inglês) é questionado pela falta de estudos sobre possíveis danos ambientais.

Criação do Parque Nacional Serra do Gandarela em perigo

Imagem
Foto: Danilo Siqueira Uma das últimas grandes reservas naturais intactas de Minas Gerais, a Serra do Gandarela, pode estar com os dias contados pela iminência da mineração que ameaça destruir os remanescentes de áreas bem conservadas de cangas (vegetação específica de solos ferruginosos) e secar nascentes de água límpida. O alerta foi feito pelo Movimento Águas do Gandarela .

IV Ciclo de Debates sobre o Meio Ambiente ocorrerá em Ituiutaba - MG

Imagem
Fonte: petgeofacip.blogspot.com.br  O Programa de Educação Tutorial Institucional do curso de Geografia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizará de 17 a 19 de julho o IV Ciclo de Debates sobre o Meio Ambiente em Ituiutaba - MG.

Juiz de Fora recebe a V Oficina de elaboração do Plano Estadual de Proteção a Biodiversidade

Imagem
Fonte: Agência de Minas O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realizou nos dias 08 e 09, em Juiz de Fora, a V oficina regional para elaboração do Plano Estadual de Proteção a Biodiversidade. A atividade reuniu representantes de diferentes segmentos com o intuito de elaborar um documento que integrará a versão final do trabalho, previsto para ser concluído ainda em 2013. Na solenidade de abertura, o diretor-geral do IEF, Bertholdino Apolônio Teixeira Júnior, observou que as características de Minas exigem que a elaboração de um plano para proteção da biodiversidade seja regionalizada. “É preciso conhecer as especificidades de cada local para que a ação seja bem feita”, afirma.

Estrada do Colono não se habilita a estrada-parque

Imagem
Foto: NC History Mais uma vez a nossa Mata Atlântica se vê ameaçada pelo oportunismo das “excelências” que usam e abusam do poder e da nossa paciência, dando nó em pingo d’água para dar ares de coisa séria a mais uma tentativa de dividir ao meio o Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Natural da Humanidade e último remanescente significativo de vegetação nativa no oeste do Paraná. Agora querem que o antigo Caminho do Colono se torne uma “estrada-parque”. A categoria não existe no Brasil, é apenas um nome, já usado aqui e ali para designar coisas bastante variadas. Mas eles não se abalam: é só mudar a lei... Mas o que é, afinal, uma Estrada-Parque?

Protocolo que avalia sustentabilidade de hidrelétricas tem adesão mínima

Imagem
Criado há dois anos, documento foi assinado por 12 usinas, três delas do Brasil. Para o Movimento dos Atingidos por Barragens, protocolo tenta camuflar os danos causados ao meio ambiente e às comunidades ribeirinhas.

Europa suspende uso de pesticidas nocivos às abelhas

Imagem
Foto: wikimédia Com o respaldo de 15 países membros, a Comissão Europeia proibiu por 2 anos o uso de 3 pesticidas apontados como responsáveis pelo desaparecimento de abelhas, um problema que afeta a produção de alimentos, já que são elas as responsáveis por pelo menos 73% da polinização das plantas, de acordo com estudo da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), publicado em 2004.

Filhote de onça encontrado em Perdizes é transferido para Uberlândia

Imagem
Foto: Reprodução/TV Integração A onça-parda que foi atropelada e esperava por um abrigo no Hospital Veterinário de Uberaba foi transferida na manhã desta sexta-feira (3) para o Centro de Triagem de Animais Silvestres da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Experiência na Amazônia vira modelo mundial para pesquisas

Imagem
Mark Moffett/ Minden Pictures/National Geographic Stock Um projeto científico iniciado há 35 anos em plena Floresta Amazônica gera frutos ao redor do planeta. Um experimento milionário desenvolvido por uma equipe internacional na ilha de Bornéu, na Ásia, é a mais recente pesquisa que replica e expande o Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais ( PDBFF ), resultado de uma cooperação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e do Smithsonian Institution, dos Estados Unidos.

Entendendo o Cerrado

Imagem
Crédito da imagem original: Verônica Theulen A palavra Cerrado tem origem no Espanhol significando “fechado”. Ela vem tentar traduzir a característica geral do bioma, de uma vegetação densa de arbustos e gramíneas , com árvores baixas e tortuosas que ali ocorrem. É um termo de múltiplos sentidos: além de nomear o bioma, também designa seus tipos de vegetação, as formas de vegetação que o compõe, bem como pode qualificar características estruturais ou florísticas particulares de determinadas regiões. Esta pluralidade de sentidos pode dificultar uma conceituação única, mas reflete a imensa diversidade da região.

Relator da ONU apresenta relatório sobre direito à alimentação

Imagem
Foto: Autor não identificado O Relator Especial das Nações Unidas sobre o Direito à Alimentação, Olivier De Schutter, apresentou em Genebra, na última terça (8), o relatório sobre "A agroecologia e o direito à alimentação", diante do Conselho de Direitos Humanos. Este relatório, elaborado a partir de uma ampla revisão da literatura científica atual, mostra que a produção agrícola camponesa pode dobrar a produção de alimentos em áreas críticas por meio do uso de práticas agroecológicas.

Triângulo Mineiro tem índices críticos de cobertura vegetal nativa em alguns municípios.

Imagem
  Fonte: G1 Ambientalistas e órgãos públicos das cidades do Triângulo Mineiro e Centro-Oeste lutam para recuperar a vegetação nativa nos municípios. Em Uberaba, por exemplo, a área verde da cidade fica há menos de dois quilômetros do Centro. É um pedaço de mata cercado por muros e construções que o aposentado Osmar Rodrigues de Faria garantiu que cuidará. “Quando aparece incêndio aqui eu trabalho a noite toda para não deixar entrar na mata”, disse.

Bicicleta favorece saúde do ciclista e do meio ambiente

Imagem
Foto: Willian Dias O uso de bicicletas como alternativa ao transporte motorizado faz bem não só para a saúde de quem pratica, mas também para o meio ambiente. Investimentos em ciclovias e em mobilidade urbana sustentável colocam cidades e países na vanguarda. No Brasil, o Rio de Janeiro tem priorizado a questão. Bogotá, na Colômbia, é um exemplo, assim como Londres e outras capitais europeias.

Armas e materiais de caça e pesca são apreendidos em operação em MG

Imagem
Foto: Polícia Militar Uma operação conjunta de policiais do Meio Ambiente, Rodoviários e Administrativos, nesta segunda-feira (29), resultou na detenção de um homem e na apreensão de vários materiais ilegais de caça e pesca, no Alto Paranaíba e no Noroeste do estado. Um homem foi detido, policiais chegaram a recolher carne de jacaré.

Três pessoas foram detidas com 60 kg de pescado considerado ilegal nas represas das Usinas de Capim Branco II e Miranda

Imagem
Foto: Correio de Uberlândia Três homens foram detidos durante o fim de semana pela Polícia Militar de Meio Ambiente. Os três homens flagradas em prática de pesca ilegal nas represas das Usinas de Capim Branco II e Miranda. Quase 60 quilos de pescado foram apreendidos com os suspeitos.

Estudo desenvolvido por brasileiros aponta que bagaço da cana pode ajudar a purificar água poluída

Imagem
Foto: Mariane Rossi/G1 Um engenheiro ambiental descobriu que o resíduo do bagaço da cana de açúcar pode retirar corantes de águas contaminadas, resultantes de processos industriais. A descoberta partiu de um estudo de Mestrado de Ecologia na Universidade Santa Cecília, em Santos, e está em processo de patente.

Caatinga pode ser mais eficiente do que florestas tropicais na absorção de gás carbônico

Imagem
Foto: Otávio Nogueira A vegetação da caatinga pode ser proporcionalmente mais eficiente do que as florestas úmidas para absorver o gás carbônico presente na atmosfera, em um processo natural, conhecido como sequestro de carbono. É o que pesquisadores do Instituto Nacional do Semiárido, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, querem provar. Para isso, iniciaram um estudo por meio do qual foram instaladas duas estações micrometeorológicas em Campina Grande, na Paraíba, para monitorar o dióxido de carbono absorvido pelas plantas da região.