Campanha porta a porta do Projeto Resíduos Sólidos

Cartilha Informtiva. / Foto: Cyntia Ribeiro
Hoje, 24/01/2018, aconteceu mais uma campanha porta a porta. O projeto Resíduos Sólidos tem como objetivo conscientizar as pessoas da importância da separação e destinação adequada do lixo (resíduos sólidos). 
Esta e outras ações só são possíveis graças ao apoio e envolvimento do DMAE e do Conselho Rural da Tenda do Moreno.

                                                                                                             
A região do Pau Furado é a única região da Zona Rural do município de Uberlândia que tem a coleta seletiva. O projeto, que começou em 2013, já teve muitas conquistas, mas ainda temos uma longa jornada.
 
Separar o lixo e fazer a destinação correta não é um hábito da maioria da população brasileira. Tradicionalmente na zona rural o que mais se ouve é que os moradores queimam seu lixo no quintal de casa. Tal atitude gera poluição do ar, liberação de tóxicos cancerígenos, podendo gerar também uma queima descontrolada. 
 
Campanha porta a porta. / Foto: Aniceto Pereira.
 
Tais atitudes já são caracterizadas como crime ambiental e podem gerar multas e reclusão do infrator (Lei 9.605/1998,"Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambienta, e dá outras providências").

Foram visitadas 11 propriedades, atingindo um total de 41 pessoas. A ideia é levar informação para que a sociedade assuma sua responsabilidade de fazer a separação e destinação correta do lixo. Temos trabalhado com vários parceiros, pessoas físicas e jurídicas afim de conseguir apoio para construir mais abrigos, instalar placas informativas e incentivar o turismo consciente.
Ponto turístico da Região do Pau Furado. / Foto: Aniceto Pereira.
 

Para saber mais sobre o Projeto Resíduos Sólidos e a Coleta Seletiva realizada na Região do Pau Furado acesse os links:
 
 
https://paufurado.blogspot.com/2017/08/campanha-porta-porta-coleta-seletiva-na.html
 
https://paufurado.blogspot.com/2016/10/projeto-residuos-solidos-entrega.html

 
Texto por: Isabelle Damasceno, Monitora Ambiental do PEPF. 

Comentários