Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e da Prata celebra a semana florestal 2017 com várias atividades

Projeto Viveiro na Escola.
Foto: Pereira, T.S.
Focados no tema “Florestas de Minas: restaurando nossas riquezas”, que foi o assunto da Semana Florestal 2017, a equipe do Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e da Prata (RVSERTP), realizou várias atividades em comemoração à Semana Florestal deste ano, marcando o início da Primavera, defesa da fauna e, principalmente, o Dia da Árvore. Foram realizadas palestras, exposição em estande, manutenção e assistência técnica ao viveiro construído na Escola Municipal Archidamiro Parreira de Souza (EMAPS) pertencente ao Projeto “Viveiro na Escola”.

Veja a matéria completa!




No dia 18/09/2017, as atividades foram realizadas na Escola Municipal Archidamiro Parreira de Souza (EMAPS), onde a monitora ambiental Thaís de Souza Pereira ministrou uma palestra para mais de 100 (cem) alunos da escola, abordando sobre a importância da árvore e sensibilização dos mesmos para a preservação ambiental.


Thaís de Souza Pereira, Monitora Ambiental da UC, ministrando palestra para os
 alunos da Escola Municipal Archidamiro Parreira de Souza (EMAPS).
Foto: Alves, M. A.


Em sequência, ainda explorando o tema e dando enfoque à necessidade da recuperação e conservação das florestas e da biodiversidade de Minas Gerais, a Gerente do RVSERTP juntamente com alunos e professores e demais servidores do Refúgio, realizaram no mini viveiro, trabalhos de manutenção e condução das mudas que estão sendo produzidas. O Projeto “Viveiro na Escola” foi idealizado pela equipe da UC, por entender que além das aulas teóricas sobre as questões ambientais é importante o envolvimento das crianças em atividades práticas que auxiliem na conscientização ambiental. Desta forma, os alunos produzem as mudas que serão destinadas para a recomposição de áreas degradadas.

Trabalhos de manutenção e condução das mudas do projeto Viveiro na Escola.
Foto: Pereira, T. S. 


No dia 21/09/2017, a gerente da UC, Celi Aparecida da Silva Machado, representando o RVSERTP, esteve presente na solenidade comemorativa ao Dia da Árvore realizada pelo IEF em Belo Horizonte, tendo a oportunidade de assistir às várias palestras ministradas neste dia, além de estar entre os 18 (dezoito) funcionários homenageados como servidores que se destacaram ao longo dos 55 anos de atuação da instituição.

Equipe da Regional Triângulo participando das atividades comemorativas a Semana  Florestal realizadas em Belo Horizonte.
Foto: Neto, A. T.
Homenagem à Gerente da UC Celi Aparecida da Silva Machado.
Foto: Neto, A. T.


O encerramento das atividades comemorativas da Semana Florestal 2017 se deu no dia 23/09/2017, com exposição em estande na Escola Estadual Arthur Junqueira de Almeida, atingindo um público de aproximadamente 150 visitantes entre alunos, professores, pais e membros da sociedade civil. Houve distribuição de 60 mudas, panfletos, cartazes, além do fornecimento de prestação de serviços como orientação e informações técnicas relativas a Unidade de Conservação e dos demais serviços oferecidos pelo Órgão.

Exposição em estande na Escola Estadual Arthur Junqueira de Almeida.
Foto: Medeiros Júnior, A. N.
Equipe do Refúgio:

Antônio Nunes de Medeiros Junior – Agente de Serviços de Parque
Celi Aparecida da Silva Machado – Gerente
Cristiano Pereira Silva – Agente de Serviços de Parque
Thaís de Souza Pereira - Monitora Ambiental


Agradecimentos:

A todos diretores, professores, alunos e demais servidores e colabores das Escolas Municipais Archidamiro Parreira de Souza e Arthur Junqueira de Almeida.
















Comentários

Postar um comentário