IEF participa de eventos sobre o CAR

Servidores IEF e Equipe MinasBio
Foto: MinasBio
Para informar o público sobre os principais aspectos relacionados ao Cadastro Ambiental Rural – CAR no Estado de Minas Gerais e as principais alterações trazidas pelo Novo Código Florestal, o Escritório Regional Triângulo realizou palestras e mini-cursos em alguns municípios do Triângulo Mineiro, no mês de dezembro.  




No dia 04 de dezembro, o IEF participou de uma “Força-tarefa” para realização do CAR, no município de Araguari. O evento foi organizado pelo Consórcio Águas do Cerrado, coordenado pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ e pela IUCN Brasil (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais). O evento contou com a participação de cerca de cinquenta produtores rurais cooperados da Cooxupé, dos municípios de Araguari, Indianópolis e Uberlândia.

Foto: Cyntia Goulart

Na ocasião, a engenheira florestal Maria José Zakia, grande conhecedora do Novo Código Florestal, elucidou os principais pontos de interesse dos produtores. Em seguida, o IPÊ fez a apresentação de uma cartilha intitulada “Paisagens produtivas e sustentáveis na região de Indianópolis e Uberlândia”, um importante guia para a consolidação do desenvolvimento sustentável no setor agropecuário regional.

Foto: Cyntia Goulart

O IEF também ministrou uma palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural, em que abordou os seguintes tópicos: o que é o CAR, sua importância, facilidade, possíveis ganhos ambientais da iniciativa e benefícios definidos para os inscritos. Após a palestra, o IEF apresentou aos participantes a plataforma do SICAR-MG onde são realizados os cadastros. Também foi feita a simulação de um cadastro, com a explicação passo-a-passo do processo, assim como das informações requeridas. Ao final, houve um momento para o esclarecimento de dúvidas dos participantes e também foram realizados cadastros de imóveis de alguns proprietários.

Foto: Cyntia Goulart

No dia 11 de dezembro, o IEF ministrou um mini-curso sobre o Cadastro Ambiental Rural para os integrantes da MinasBio, empresa júnior de consultoria ambiental do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia. O momento inicial foi destinado à parte teórica, com explicações sobre o CAR, conceitos, legislações e as principais mudanças do Novo Código Florestal. Em um segundo momento, na parte prática, os participantes tiveram a oportunidade de acessar a plataforma online do SICAR-MG e realizar simulações de cadastro de imóveis no sistema. 

Foto: Cyntia Goulart

Foto: Cyntia Goulart
Foto: Cyntia Goulart


Artigo: 
Andressa Rocha Campos
Técnica Ambiental do IEF/Escritório Regional Triângulo 

Cyntia Goulart Corrêa Bruno Ribeiro
Bióloga da Coordenadoria de Pesquisa e Proteção à Biodiversidade
IEF/Escritório Regional Triângulo 

Comentários