Ação educativa reforça proibição de mototrail no Parque Estadual do Pau Furado


IEF realiza fiscalização conjunta com a PMMG para coibir a prática de 
mototrail nas trilhas do Parque Estadual do Pau Furado, em Araguari-MG.
Equipes do Instituto Estadual de Florestas e das Polícias Militar (PMMG) e Civil de Minas Gerais, com o apoio do Ministério Público de Araguari, realizaram uma ação de educação ambiental, no último sábado (07/03), para orientar os praticantes de mototrail a não usar as trilhas no interior da unidade de conservação.

A prática é proibida nos limites do parque por ser prejudicial à fauna e à flora e causar danos ao solo.

A atividade foi realizada em locais do parque que são mais utilizados pelos motociclistas e que ficam na região do município de Araguari. Nesta parte do parque é autorizada apenas a pesquisa, por ser esta uma importante área de preservação.

A gerente do parque, Eliete Sousa Vilarinho, explica que durante a fiscalização as equipes foram distribuídas em cinco pontos por onde passam as motos. Cada local de abordagem tinha integrantes do IEF, da PMMG e da Polícia Civil, que orientaram os motociclistas.

Durante a ação foram detalhadas as infrações que os motociclistas estão cometendo na unidade de conservação. “A ação foi preventiva e de caráter educativo. Não foram aplicadas multas, nem ocorreram apreensões, e conseguimos orientar e dialogar com as pessoas, explicando que não é um julgamento contra os praticantes, que não é ilegal fora dos limites do parque em áreas adequadas para a atividade”, afirma Eliete Vilarinho. No entanto, os praticantes foram orientados de que nas próximas ações de fiscalização da prática de mototrail no parque, a prática realizada dentro dos limites da unidade pode resultar em multas e apreensão dos veículos.

O Parque Estadual do Pau Furado foi a primeira unidade de conservação de proteção integral criada no Triângulo Mineiro e abriga importantes remanescentes dos biomas Cerrado e Mata Atlântica. O nome faz menção a uma grande gameleira localizada a margem do Rio Araguari, que era referência para travessia de tropeiros entre Minas Gerais e Goiás. Um grande furo na árvore utilizado para a coleta deste látex fez com que ela ganhasse o nome peculiar e se tornasse um ponto de referência para toda a região.

A unidade encontra-se temporariamente fechada para visitação pública. Confira mais informações em www.ief.mg.gov.br.

Emerson Gomes
Ascom/Sisema

Comentários