Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e da Prata realiza mais uma edição do Projeto“Viveiro na Escola” em 2018

Mais uma edição do “Projeto Viveiro na Escola” foi realizada neste ano. Refere-se a um grande projeto idealizado pela gestora do Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e da Prata (RVSERTP), em Ituiutaba-MG. O mesmo foi realizado em parceria com a escola Municipal José da Silva Ramos, com o objetivo de despertar nos alunos o interesse pela preservação e recuperação dos ecossistemas mediante técnicas de reflorestamento.



A execução do projeto “Viveiro na Escola” envolveu toda escola e moradores da comunidade do Córrego da Chácara e ocorreu em várias etapas com apresentações de trabalhos multidisciplinares enriquecendo a cada ponto de culminância do cronograma, de forma a alcançar os objetivos almejados, como a implantação da construção de mini viveiro, jardim e uma pequena horta na escola. 

As crianças vivenciaram cada fase e tiveram a oportunidade de participar desde a construção do viveiro, semeio de espécies nativas da vegetação regional, a condução das mudas, execução dos tratos culturais até o momento de plantio no campo. 

No dia 04.12.2018 foram realizadas as atividades de encerramento do Projeto, onde os participantes puderam assistir através de projeção de slides a retrospectiva de todas as fases e etapas realizadas durante execução do projeto, avaliar e refletir sobre o resultado obtido. Posteriormente, houve o plantio de parte das mudas produzidas em imóvel rural próximo à escola, para o qual a criançada participou de uma caminhada ecológica até o local do plantio e, finalmente, a distribuição do restante das mudas entre alunos, funcionários da escola e membros da comunidade. 

O resultado final do Projeto foi muito positivo e os objetivos foram alcançados, com a construção de um jardim florido, produção de 105 (cento e cinco) mudas de espécies florestais nativas da região, implantação de uma mini horta, muito aprendizado por parte dos alunos e muitos elogios vindos da comunidade. 

Figura 1. 1ª Etapa: Construção do mini viveiro (09/05/18), Ituiutaba-MG. Imagem: Arquivo RVSERTP.
Figura 2. 2ª Etapa: Construção do jardim (04/07/18), Ituiutaba-MG. Imagem: Arquivo RVSERTP.
Figura 3. 3ª Etapa: Gincana e Ampliação do jardim (18/09/18), Ituiutaba-MG. Imagem: Arquivo RVSERTP.

Figura 4. 4ª Etapa: Plantio de parte das mudas em uma propriedade circunvizinha à escola (04/12/18), Ituiutaba-MG. Imagem: Arquivo RVSERTP.

Figura 5. Encerramento do projeto com a distribuição das mudas (04/12/18), Ituiutaba-MG. Imagem: Arquivo RVSERTP.



Agradecimentos:
Aos professores, alunos e demais funcionários da Escola Municipal José da Silva Ramos, especialmente a diretora Joselene de Melo Corrêa Freitas, que acreditou no projeto e acolheu a equipe do RVSERTP.

Equipe do Refúgio: 
Celi Aparecida da Silva Machado (Gerente), Marcelo Oliveira Alves (Gestor Ambiental), Thaís de Souza Pereira (Monitora Ambiental) e Joverci da Silva Rodrigues e Cristiano Pereira Silva (Agentes de Serviços de Parque). 

Texto:
Celi Aparecida da Silva Machado (Gerente) e Thaís de Souza Pereira (Monitora Ambiental)

Comentários