Mais uma etapa do Projeto "Viveiro na Escola" é realizado pelo RVSERTP


Projeto Viveiro na Escola.
Neste ano o projeto “Viveiro na Escola”, desenvolvido pelo Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e da Prata (RVSERTP), foi implantado na Escola Municipal José da Silva Ramos, localizada no entorno da UC.


Veja como foi esta nova parceria entre o RVSERTP e a Escola.



Este projeto teve início no dia 18 de Abril do ano corrente, onde foi realizada a primeira reunião com a diretoria da escola para o planejamento e tratativas relativos ao desenvolvimento do projeto.

Primeira reunião com a diretora da escola, Joselene de Melo Correa Freitas
e escolha do local onde será construído o viveiro.
No dia 09/05/18, seguindo o cronograma, a equipe do RVSERTP juntamente com o Gestor Ambiental Tiago Moreira de Oliveira, que atendendo ao convite da gerência da UC, ministrou uma palestra sobre Unidades de Conservação, o Refúgio em si e a importância do projeto e, finalmente construíram o viveiro com a realização de todas as etapas necessárias até o semeio das espécies, com ampla participação dos alunos e corpo docente da escola , que se interagiram e demonstraram grande interesse nas atividades até então desenvolvidas, indicando que a segunda edição deste projeto será tão bem sucedida quanto a primeira.

O projeto tem como objetivo principal contribuir para a conscientização ambiental dos alunos e da comunidade local, à qual será envolvida nas atividades previstas no cronograma de execução. Além da produção de mudas, serão realizadas palestras educativas, passeios ecológicos, formação de canteiros floridos no jardim da escola, etc.


Gestor Ambiental Tiago ministrando palestra sobre Unidades de Conservação.
As mudas serão produzidas na própria escola, para tanto, a equipe do RVSERTP fornecerá as sementes de espécies nativas da região, as embalagens plásticas e orientará na construção do miniviveiro, com a preparação do substrato, enchimento das fitocelas, semeio, encanteiramento e na realização dos tratos culturais necessários para o bom desenvolvimento das mudas.

Serão produzidas mudas de 10 espécies nativas e para cada espécie serão utilizadas 10 (dez) sementes, totalizando uma produção de 100 (cem) mudas. Ao final, quando as mudas estiverem prontas, serão distribuídas entre os alunos e seus familiares e/ou plantadas pelos mesmos na formação de mata ciliar em área cedida por algum morador do entorno.

Etapas do Projeto Viveiro na Escola: Preparação do substrato, enchimento de fitocelas,construção do viveiro, semeio e identificação das espécies.

Texto: Celi Aparecida da Silva Machado, gerente do RVSERTP.

Equipe do Refúgio: Celi Aparecida da Silva Machado (Gerente), Marcelo Oliveira Alves (Monitor Ambiental), Thaís de Souza Pereira (Monitora Ambiental), Cristiano Pereira Silva (Agente de Serviços de Parque).

Agradecimentos: A toda equipe de professores e demais funcionários da Escola Municipal José da Silva Ramos. Em especial a diretora Joselene de Melo Correa Freitas, que acolheu a equipe do RVSERTP com presteza e confiança no projeto.

Comentários

  1. Essa atividade já integra as ações educativas do projeto que visam sensibilizar a comunidade escolar para a importância da conservação da biodiversidade, contribuindo com a formação de uma consciência ambiental orientada pela sustentabilidade, ética e cidadania.

    ResponderExcluir

Postar um comentário