Parque Estadual Serra do Ouro Branco recebe 1ª Maratona da Estrada Real de Mountain Bike
Maratona Internacional de Mountain Bike (MTB) Foto: pedal.com.br |
A Maratona Internacional de Mountain Bike (MTB) 2017 aconteceu no último domingo (23), no Parque Estadual Serra do Ouro Branco, em Minas Gerais. A estrutura do evento foi montada na praça de eventos do município de Ouro Branco, no Território Vertentes, de onde os atletas partiram e para lá retornaram. O evento, considerado um dos maiores do Mountain Bike nacional, reuniu 800 ciclistas.
Os atletas percorreram o caminho da Estrada Real, conhecida como “Rota do Ouro”, usada pela coroa Portuguesa para escoar a produção de ouro das minas, no Brasil-Colônia. Foram realizados dois percursos: um de 40 e outro de 62 quilômetros, nos quais os atletas passaram por estradas no interior e no entorno do parque, trilhando por belas paisagens da Serra de Ouro Branco e da Serra do Espinhaço.
Durante o percurso os competidores trilharam por subidas e descidas íngremes. O atleta Henrique Avancini, atual campeão brasileiro e vice-campeão Pan-americano, e vencedor da 1ª Maratona da Estrada Real, largou na frente e finalizou a prova com 2h25 e 14 segundos. O atleta da Sense Bike, Guilherme Muller, ficou em 2º lugar no masculino e falou sobre o evento e as belezas do Parque. “A prova foi muito bacana e com um circuito desafiador pela região de Ouro Branco, com paisagens de tirar o folego e tudo que o verdadeiro MTB precisa. Foi um evento muito grande e com certeza veio para ficar”, disse. Ana Letícia Cândido, integrante do TSW Racing Team, foi a vencedora da elite feminina, completando a prova com 3h5 e 48 segundos.
Na avaliação da gerente do parque, Letícia Dornelas Marais, foi relevante a repercussão na mídia para a cidade e para O Parque Estadual Serra do Ouro Branco. “Espero que a unidade de conservação continue sendo palco de práticas esportivas sustentáveis, e que essa interação com a natureza contribua para a conservação dos recursos naturais protegidos pelo parque”, pontuou a gerente.
O evento contou com apoio de ambulância, fiscais, motos guiando o percurso, dois helicópteros fazendo a cobertura do evento, sendo um do SBT e outro da revista Bike Action.
As trilhas foram realizadas dentro e fora da Unidade de Conservação Fonte: pedal.com.br |
Maratona Internacional
A Maratona Internacional da Estrada Real de MTB faz parte do Calendário Internacional da União Ciclística Internacional CI (Super. Elite Masculina e Super. Elite Feminina), Ranking Brasileiro e Ranking Mineiro, sendo que todas as categorias são oficiais. A etapa de Ouro Branco conta pontos para o ranking de XCM/XCO Classe três da União Ciclística Internacional (UCI).
As medalhas da maratona foram entregues a todos os atletas. Medalhões para os dez primeiros colocados de cada uma das 24 categorias individuais, num total de 240 medalhões, e para os dez primeiros colocados nas quatro categorias de duplas, foram 80 medalhões, uma para cada componente da dupla. E, ainda, premiação em dinheiro e produtos ASW, para os dez primeiros colocados do percurso completo, sendo a metade para o masculino e a outra metade para o feminino. Além disso, foi entregue um prêmio especial para os três primeiros colocados gerais que realizaram o menor tempo na prova.
Veja mais fotos em:https://www.pedal.com.br/maratona-internacional-estrada-real-de-mtb-2017-resultados_texto11969.html
Fonte: Ângela Almeida, Ascom/Sisema
Comentários
Postar um comentário