Você conhece o Parque Estadual dos Campos Altos?
Parque Estadual dos Campos Altos Foto: Prefeitura Municipal de Campos Altos |
Patrimônio Natural
O Parque é praticamente todo recoberto por florestas estacionais, onde se destacam espécies arbóreas como a peroba rosa, jequitibá rosa, peroba de gomo, e as ameaçadas de extinção, como canela sassafrás e a palmeira palmito, ambas as espécies muito comuns na unidade de conservação.
A cobertura florestal contínua permite a presença de rica fauna, destacando-se entre outros mamíferos, o caititu, o queixada, o tamanduá bandeira e a onça parda, estando essas duas últimas espécies ameaçadas de extinção. A avifauna caracteriza-se, predominantemente, por espécies florestais, como o olho-de-fogo-do-sul, o dançarino e o gritador, entre outras.
Uma particularidade da unidade é a presença de afloramentos de rochas dolomíticas em seu interior, recobertos pela floresta densa e proporcionando a existência de grutas e sua fauna associada. Sua geologia é formada por rochas calcárias exuberantes com formações de grutas e espeleotemas permitindo o desenvolvimento de plantas rupícolas.
Parque Estadual dos Campos Altos Foto: Prefeitura Municipal de Campos Altos |
Infraestrutura
A sede do Parque Estadual dos Campos Altos funciona atualmente junto ao escritório da Agência Avançada do IEF de Campos Altos, pois ainda não existem benfeitorias ou infraestrutura para receber turistas no interior da UC, razão de ainda se encontrar fechado para visitantes.
Como chegar
De Belo Horizonte, tomar a BR 262 em direção ao Triângulo Mineiro ou Uberlândia, seguindo por essa rodovia por aproximadamente 270 Km, até encontrar o acesso à cidade de Campos Altos, onde poderá ser procurada a Sede do Parque para maiores informações.
Fonte: IEF
Ficamos imensamente agradecidos por ter publicado informações sobre nosso querido Parque Estadual dos Campos Altos.
ResponderExcluirObrigada pela sua colaboração.
Estamos a disposição.
O agradecimento é mútuo.
ExcluirFortalecer os Parques de Minas Gerais, essa é a nossa missão.
Grande abraço
boa tade quem eu poss falar sobre o parque estadual de campos altos
ResponderExcluir