Dia do Cerrado com a Equipe do Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e Prata
Alunos e Equipe RVESRTP |
Você sabe quando comemoramos o dia do cerrado? A resposta é dia 11/09, e a equipe do Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e Prata desenvolveu diversas atividades em Ituiutaba.
Foi agregando a dois lindos projetos “Água” e “Florescer” idealizados pelo ESI- Colégio Santa Tereza e que vem sendo desenvolvidos por essa entidade desde o início deste ano, que a equipe do Refúgio de Vida Silvestre dos Rios Tijuco e da Prata comemorou, no dia 11/09/15, o ”Dia do Cerrado”.
Preparação de substrato, plantio de mudas ornamentais em garrafas pet com os alunos do 1º ano do E. Fundamental Foto: Equipe RVESRTP |
Intencionados em atentar as crianças para a sustentabilidade e a preservação e conservação do segundo maior bioma do Brasil, a equipe do RVSETP ministrou aulas práticas aos alunos do 1º, 3º, 4º e 5º anos da escola ESI- Colégio Santa Tereza.
Alunos participantes e Equipe RVESRTP Foto: Equipe RVSERTP |
As aulas foram ministradas separadamente por série, onde os servidores do refúgio prepararam a terra, ensinaram e ajudaram cada criança do 3º ao 5º anos, componentes do Projeto “Água”, a realizarem o semeio de espécies nativas do cerrado em fitocelas. Aos pequeninos do 1º ano, componentes do projeto “Florescer”, que abrange também os temas "reciclagem e economia de água", os servidores fizeram o preparo da terra , ensinou e ajudou no enchimento das garrafas pets por eles previamente decoradas e no plantio de mudas ornamentais e medicinais nas mesmas.
Resultado das atividades realizadas Foto: Equipe RVSERTP |
As crianças irão regar e cuidar para que as sementes germinem e quando as mudas estiverem prontas para o plantio no campo, eles a levarão e plantarão nas propriedades de seus pais, parentes ou amigos. Espera-se que essas 80 (oitenta) crianças agora estimuladas, se sensibilizem, tomem gosto pelo plantio, promovam atitudes mais conscientes para conservação de nossas florestas e entendam a relação entre plantas (em especial as do cerrado), animais e a água.
Texto por: Celi Aparecida da Silva Machado, gerente do RVSERTP
- Equipe RVSERTP:
- Gerente do RVSERTP: Celi Aparecida da Silva Machado
- Analista Ambiental: Irineu M. Neto;
- Zeladores: Joverci S. Rodrigues e Rafael Donizete;
- Monitor Ambiental: Marcelo O. Alves
Comentários
Postar um comentário