O 4º Aniversário do Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e da Prata é comemorado simultaneamente com o dia mundial da água.
Entrega de mudas de espécies nativas para o público participante. |
Saiba como foi!
Veja todas as fotos do evento neste link.
O 1º Ciclo de palestras ocorreu na Escola Municipal Alves Vilela, em 18/03 sendo ministradas duas palestras para um público de aproximadamente oitenta pessoas, entre alunos de professores. A primeira palestra ministrada teve como tema o “Dia Mundial da Água”, cujo enfoque foi a crise hídrica e o papel de cada cidadão para a reversão deste problema. A segunda, foi sobre “Unidades de Conservação”, com a apresentação do Refúgio de Vida Silvestre dos Rios Tijuco e da Prata, sendo abordado a data de seu 4º aniversário que é comemorado no dia vinte e dois de março, dia da água, objetivos de criação, importância sócio-ambiental, principais conflitos e belezas cênicas.
A gerente da UC, Celi Aparecida da Silva Machado ministra a palestra para os alunos. |
O 2º Ciclo de palestras foi realizado na Comunidade do Rancho Alegre na data de 20/03, com um público de aproximadamente sessenta pessoas, a maioria pequenos produtores rurais. As palestras foram ministradas pela Gerente do Refúgio de Vida Silvestre dos Rios Tijuco e da Prata, Sra. Celi Aparecida da Silva Machado e servidores do NRRA de Ituiutaba: Tiago Moreira de Oliveira e José Maria de Castro Júnior, cujos temas abordaram a “ Crise hídrica, Uso Sustentável e Consciente da Água”, “ Apresentação do Refúgio de Vida Silvestre dos Rios Tijuco e da Prata”, “CAR- Cadastro Ambiental Rural” e “Nova Legislação Ambiental de Minas Gerais”.
O Coordenador do NRRA, José Maria de Castro Júnior, em sua palestra com os produtores |
O Gestor Ambiental Tiago Moreira de Oliveira do NRRA de Ituiutaba, orienta os produtores rurais. |
A Gerente da UC, Celi Aparecida da Silva Machado ministra a palestra para os produtores rurais |
As palestras foram sincronizadas e tiveram como objetivos sensibilizar o público para o uso consciente e sustentável da água, mudança de hábitos e cumprimento de seu papel enquanto cidadão. Em especial ao produtor rural foi destacada a sua responsabilidade em defender seu potencial hídrico e o dever de preservar suas nascentes, córregos, rios e as vegetações que as protegem, uma vez que é em sua propriedade que estão localizadas os potenciais hídricos que abastecem as populações urbanas; Informar ao público estudantil e de produtor rural sobre a existência de uma Unidade de Conservação no entorno de sua cidade e tê-lo como parceiro para a preservação da mesma; Levar esclarecimentos aos produtores rurais e líderes da região sobre o Cadastro Ambiental Rural - CAR e a Nova Legislação Ambiental de Minas Gerais. O público ouvinte pôde compreender que o cumprimento da legislação ambiental é importante para preservação e conservação dos recursos naturais.
Entrega de mudas de espécies nativas para o público participante. |
Texto: Celi Aparecida da Silva Machado
Fotos: Equipe do Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e Prata (Veja todas as fotos do evento neste link.)
Equipe RVSERTP:
• Celi Aparecida da Silva Machado, Gerente da Unidade de Conservação;
• Irineu de Macedo Neto, Analista do IEF;
• Marcelo Oliveira Alves, Monitor Ambiental,
• Rafael Donizete de Oliveira, zelador do Refúgio, e;
• Joverci da Silva Rodrigues, zelador do Refúgio.
Comentários
Postar um comentário