Dia Mundial da Água. O que temos para comemorar?
BBC |
Hoje, dia 22 de março, é o dia mundial da água. Com o período chuvoso chegando ao fim, é um bom momento para refletirmos sobre os atuais níveis dos reservatórios, e o grande temor de um novo apagão energético e uma grande crise no abastecimento para a região sudeste. Abaixo as notícias mais atuais sobre o assunto:
- Maior crise hídrica de São Paulo expõe lentidão do governo e sistema frágil. (BBC)
- Após o verão mais quente e seco em sete décadas, o nível do principal conjunto de reservatórios da região metropolitana, o Sistema Cantareira, chegou a 14,6% na última sexta-feira, o mais baixo desde que foi criado, em 1974.
- Quase 40% da água limpa se perde antes de chegar ao consumidor no Brasil (DW)
- Desperdício acontece entre saída da estação de tratamento e chegada às residências. Em algumas regiões do Norte, perda chega a até 70%. Entre as principais razões, vazamentos na rede e transbordamento de reservatórios.
- As principais ameaças à qualidade da água no Brasil (DW)
- Estudo aponta que tratamento de esgoto deficiente e poluição oriunda da indústria e da agricultura são os maiores problemas. Em sete estados brasileiros, apenas 11% dos rios e mananciais foram classificados como bons.
- Verão acaba e nível dos reservatórios do Triângulo Mineiro ainda preocupa.(OlharDireto)
- O nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas da região de Uberlândia continua caindo. Na cidade, de acordo com o laboratório de climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), de janeiro a março choveu apenas 275 milímetros, cerca de 40% do que era esperado para a época.
- ONS reduz previsão de chuvas a reservatórios do Sudeste em março para 63% da média. (Reuters)
- O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reduziu a estimativa de chuvas para produção de energia das hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste em março para 63 por cento da média histórica, segundo revisão de previsões apresentada nesta sexta-feira.
- Sabesp começa obras para captar volume morto de reservatório. (G1 - SP)
- Caminhões, tratores e retroescavadeiras prepararam a área para a instalação das bombas que vão retirar água do fundo dos reservatórios. O volume de água armazenado no sistema Cantareira voltou a cair e netsa segunda ficou em 15%. A obra, orçada em 80 milhões de reais, é para usar o chamado "volume morto", uma reserva de 300 bilhões de litros de água que fica abaixo do nível das comportas.
- Comitê Bacia Hisrográfica: interligação de reservatórios pode afetar abastecimento (Terra)
- Para Vieira, o processo está ocorrendo de forma precipitada, devido à crise do Sistema Cantareira, que atingiu os piores níveis de armazenamento, desde a sua criação, na década de 1970. "Quando existe a notícia de uma transposição, que na nossa opinião, não está pautada em um estudo técnico que nos dê confiança para adoção dessas medidas, ficamos preocupados com o que possa acontecer na frente", ressaltou o presidente do comitê.
Vamos discutir mais sobre o assunto?
E você leitor? Qual a sua opinião sobre este tema?
- Negligência do poder público?
- Fatores ambientais e climáticos?
- Desperdício de água pela população?
Comentários
Postar um comentário