UFU desenvolve pesquisa sobre mamíferos no Parque do Pau Furado, entre Uberlândia e Araguari

Reportagem MG1 no Parque Estadual do Pau Furado, Uberlândia-MG.
Nossos pesquisadores finalizaram a primeira etapa de coleta de dados e começaram a divulgar os primeiros resultados. Confiram detalhes desta pesquisa e um pouco de nossa fauna!






Estudo verificou a presença de várias espécies, como javalis, tatupebas e onças-pardas. Pesquisadores querem entender reflexo do incêndio recente na fauna local; relembre.
Por MG1 - 22/01/2020

Recentemente, o parque foi atingido por um grande incêndio que colocou em risco a fauna e flora local (veja mais abaixo).

Segundo a UFU, o estudo poderá identificar se as queimadas registradas em setembro de 2019, que atingiram mais de 40 hectares, afetaram de fato as espécies que vivem por lá.

Para fazer o monitoramento, foram instaladas armadilhas fotográficas, que já estão sendo retiradas, mas que ao logo deste ano serão instaladas novamente para repetir a amostragem como sequência da outra parte do estudo.

Algumas espécies exóticas já foram encontradas nos primeiros balanços do estudo.

Onça-parda
Onça-parda já é encontrada no Parque Estadual do Pau Furado — Foto: UFU/Divulgação.

De acordo com a pesquisa, algumas das curiosidades que o monitoramento revelou foi a confirmação da existência de onças-pardas. Já se sabia que existiam, mas as imagens confirmaram a presença delas e identificaram que estão reproduzindo, já que foi possível identificar filhotes.

Além da onça, várias outras espécies como cateto (porco do mato) e jaguatirica foram flagradas. A próxima amostragem, que deve ocorrer neste ano, pretende identificar se essas espécies estão sumindo ou se estão aumentando.

Ariranha
Segundo a pesquisa, outra curiosidade foi a grande quantidade de irara ou papa mel, uma espécie de ariranha terrestre. Os pesquisadores também já sabiam da existência desse animal no parque, mas não tinham dimensão da quantidade. As imagens mostraram que existe um grande número dessa espécie.

Javalis
A pesquisa revelou que outro fator preocupante foi o grande número de javali. Durante décadas os javalis têm se reproduzido e o cruzamento com os "porcos do mato" tem gerado animais grandes e cada vez com maior potencial destrutivo. Vale lembrar que eles não possuem predadores naturais, já que a espécie foi introduzida no Brasil.

O javali é uma das 100 espécies invasoras mais perigosas para a biodiversidade segundo a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), na sigla em inglês.

Incêndio no parque
Incêndio Parque Pau Furado em Uberlândia — Foto: Hugo Evaristo/G1.

Em setembro de 2019, o parque foi atingido por um incêndio de grandes proporções. Ao todo, foram empenhadas seis viaturas, uma caminhonete da IEF, 22 militares e três brigadistas para o trabalho. Uma aeronave da Polícia Militar (PM) foi acionada no primeiro dia do incêndio.

A PM estimou que a área atingida era de aproximadamente 40 hectares, mas os danos finais não foram estimados. As causas ainda são investigadas.

Pau Furado
O parque tem, ao todo, 2,2 mil hectares e 932 espécies identificadas de fauna e flora. O maior incêndio registrado, até então, foi em 2017 e atingiu uma área de 82 hectares. Segundo o Corpo de Bombeiros, o local atingido pelo fogo na terça-feira é outro.

A origem do nome "Pau Furado" faz menção a uma grande gameleira localizada a margem do Rio Araguari, que era referência para travessia de tropeiros entre Minas Gerais e Goiás. Esta espécie era fonte de importante matéria prima para a época.

Tatupeba é uma das espécies catalogadas que vivem no parque — Foto: UFU/Divulgação.

 paufurado.blogspot.com

Fonte: MG1
  
Quer ser um de nossos pesquisadores? Confira as instruções em: 

Comentários

Postar um comentário