Campanha Previncêndio: é preciso conscientizar para prevenir os incêndios florestais

Participação junto a reunião da comunidade local.
No mês de Julho iniciamos as campanhas porta a porta na região do Parque Estadual do Pau Furado (PEPF), sobre os incêndios florestais.
O intuito da visita é conscientizar a comunidade do entorno da Unidade de Conservação (UC) sobre os perigos relacionados ao uso do fogo na roça.


O Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio) atua na prevenção, controle e combate dos incêndios florestais. Aqui no PEPF os funcionários e brigadistas são todos VOLUNTÁRIOS do programa.

De acordo com a voluntária Rafaela Resende "Vi a importância de se conhecer os moradores do entorno de uma unidade de conversação, mostrar para eles o quanto são importantes na prevenção e combate ao incêndio, e mostrar que não somos inimigos e sim parceiros."

Brigadistas voluntários conscientizando a comunidade do entorno do PEPF. / Foto: Isabelle Damasceno

Conscientizar a comunidade do entorno das UCs é algo primordial para estreitar laços com a população local, além disso, oferecemos, juntamente com o Corpo de Bombeiros, o Curso de Brigadista Voluntário Florestal, direcionado, principalmente, para estas comunidades, de forma que eles entendam a importância de se evitar um incêndio, como se comunicar de forma eficiente com o Parque e Bombeiros e, principalmente, como atuar no combate, de forma direta ou indireta.

Desde 2017 o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, de Uberlândia, tem sido um grande parceiro do Parque, ministrando o curso de Brigadistas Voluntários Florestais. Neste ano, o curso acontecerá nos dias 24 e 25 de Agosto.

Brigadistas na Região do Pau Furado. / Foto: Isabelle Damasceno

Testo por: Isabelle Damasceno, Monitora Ambiental do PEPF.

Comentários

Postar um comentário