Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e da Prata e as Comemorações da Semana do Meio Ambiente 2019


Equipe do RVSERTP celebra a Semana do Meio Ambiente com atividades de exposição, doação de mudas, blitz educativa e plantio junto à sociedade e parceiros.

As celebrações da semana do Meio Ambiente 2019, realizadas pela equipe do RVSERT, iniciaram no dia 25/05/19, sábado, com exposição em stand na praça Cônego Ângelo, durante o evento “Feira da Saúde 2019”, a convite da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Ituiutaba. Dentre os objetivos do evento, teve a apresentação dos oito remédios naturais para se ter uma vida saudável, onde foram apresentadas dicas de saúde, cabendo ao IEF demonstrar a importância do “Ar Puro”. O stand contou com um número significativo de visitantes e no final houve a distribuição de mudas de espécies nativas para o público presente.

Figura 1: Equipe do RVSERTP e visitantes no stand.
Na segunda-feira (03/06) as atividades foram realizadas na escola Municipal José da Silva Ramos, onde a monitora ambiental Thaís de Souza Pereira ministrou uma palestra com o tema “Poluição do Ar” e juntamente com a equipe da UC, alunos e professores da escola, implementou mais uma etapa do cronograma do projeto “Viveiro na Escola”, onde fez-se a reconstrução do jardim e manutenção e condução do viveiro. Ainda enriquecendo as atividades, foi realizado o sorteio de uma muda de amora e distribuição de exemplares do jogo “Trilha Ambiental” com o objetivo de promover a interação entre os alunos e despertar a conscientização ambiental. 

Figura 2: Equipe do RVSERTP realiza atividades na Escola Municipal José da Silva Ramos.

Continuando as atividades, no dia 04/06, terça-feira, a equipe do RVSERTP participou do reflorestamento de uma área aproximada de 2ha de preservação permanente na Fazenda Queixada, no município de Capinópolis-MG, juntamente com os funcionários da Bayer do Brasil, alunos da escola Municipal Higino Guerra e público presente. Essa atividade teve participação do Gestor Ambiental do NAR-Ituiutaba, Tiago Moreira de Oliveira para auxiliar tecnicamente no plantio das mudas.

Figura 3: Equipe do RVSERTP durante participação no Reflorestamento.



Para finalizar, no dia Mundial do Meio Ambiente, 05/06, quarta-feira, foi realizada uma blitz na BR 154 com distribuição de mudas, panfletos e adesivos educativos, durante todo o dia, para conscientizar os oriundos da rodovia sobre a importância da preservação e conservação do Meio Ambiente.


Figura 4: Equipe do RVSERTP durante participação na Blitz Educativa.

Texto: Thaís de Souza Pereira e Tiago Moreira de Oliveira

Equipe do Refúgio: Celi Aparecida da Silva Machado (Gerente), Thaís de Souza Pereira (Monitora Ambiental) e Joverci da Silva Rodrigues (Agente de Serviços de Parque).

Agradecimentos: A 9ª Companhia da Polícia Militar de Meio Ambiente de Ituiutaba, Escola Municipal José da Silva Ramos, Bayer do Brasil, Escola Municipal Higino Guerra, NAR-Ituiutaba e Igreja Adventista do Sétimo Dia de Ituiutaba.

Comentários

Postar um comentário