Parceria para o futuro

Solenidade de entrega.


É com grande alegria que comunicamos a parceria firmada entre o Parque Estadual do Pau Furado e o Instituto Alexa e a empresa Uberlândia Refrescos.

Tal parceria só foi possível graças à visão de futuro e a preocupação com a questão ambiental que esta empresa e instituição possuem.



No dia 06/12, quinta-feira, foi celebrada a parceria firmada entre o Parque Estadual do Pau Furado, Instituto Alexa e Uberlândia Refrescos. Tal parceria resultou na doação de equipamentos essenciais para a manutenção das trilhas do Parque, para a manutenção da limpeza da sede e também materiais para a execução da Educação Ambiental, por meio de placas educativas e informativas.

Além da entrega dos equipamentos e materiais foi comemorado o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Esta é uma iniciativa da ONG Ocean Conservancy que visa conscientizar sobre a separação do lixo e limpeza dos cursos d'água. A Uberlândia Refrescos apoia esta iniciativa a mais de 20 anos, e neste ano o dia foi comemorado no Parque Estadual do Pau Furado, onde foi realizada uma trilha até a Cachoeira do Marimbondo, com o intuito de recolher qualquer tipo de lixo, felizmente foram poucos resíduos encontrados, uma vez que a equipe do Parque sempre faz a manutenção dos seus atrativos. Também foram plantadas 25 mudas nativas do Cerrado na cabeceira da Cachoeira do Marimbondo.
Participantes do Instituto Alexa, Uberlândia Refrescos e alunos do Projeto Coletivo Jovem.


Foto: Isabelle Damasceno 

As parcerias são fundamentais para a manutenção das áreas de relevante interesse ambiental, sejam elas uma Unidade de Conservação (UC's) ou áreas protegidas como as APP's (área de proteção ambiental), nascentes, dentre outras. Tais iniciativas só dependem da sensibilidade das pessoas em proteger o meio ambiente. 

O trabalho de conscientização e apoio a preservação destes locais se mostra urgente e necessário. Fomentar estas áreas ambientais e ainda custear a manutenção dos seus serviços é um diferencial que poucas instituições alcançam.

O Parque e o Instituto Alexa já eram parceiros e realizavam diferentes atividades, todas voltadas para a conscientização ambiental, foram trabalhados, por exemplo, o consumo consciente, o reaproveitamento de materiais, doação de mudas, dentre outras. Para 2018 a parceria se voltou para a reabertura do Parque, como forma de garantir que o uso público continuasse acontecendo na UC.

Reconhecer e prestigiar as pessoas e empresas que ajudam o meio ambiente é uma forma de demonstrar como todos nós podemos fazer a diferença hoje. Desta forma, afirmamos que sem estas parcerias não seria possível avançar no cuidado com o meio ambiente.

A Equipe do PEPF é imensamente grata pelas pessoas e empresas que enxergam no meio ambiente o fomento a qualidade ambiental para toda a sociedade, além de ajudar na proteção e preservação dos ambientes naturais.

Gostaríamos de apresentar alguns nomes que foram fundamentais para esta parceria, agradecemos também a rede de colaboradores que estão por trás destas pessoas.



Nayara Cristina Caetano - Gerente Adm. e Financeiro
Carla Adriane Freitas Cunha Martins - Assistente Financeiro
Roberta Jannini - Gerente de Projetos


 
Alexandre Lacerda Biagi - Presidente
Sergio Gallo Ruivo - Superintendente 
Adão Silva Filho - Gerente da Asseguração da Qualidade e Meio Ambiente
Camila Dantas Vieira - Analista de Meio Ambiente

                                                                              Foto: Isabelle Damasceno


Veja todas as fotos do evento no link: 



Texto por: Isabelle Damasceno, Monitora Ambiental do PEPF.

Comentários