Moção de Aplausos a Gerência do Parque Estadual do Pau Furado

Diógenes, Leonardo e Doca.
Foto: Isabelle Damasceno

É com alegria que retomamos nossas mídias sociais com algumas novidades.


Primeiro que a gerência do PEPF foi alterada, agora a gestão do Parque fica a cargo da servidora Eliete Vilarinho. Segundo, a comunidade do entorno e a Câmara Municipal de Uberlândia fizeram uma Moção de Aplausos ao ex-gerente Leonardo Massamitsu Ogusuku, pelos serviços prestados ao município.
                                                                                                       



O ex-gerente Leonardo iniciou a gestão direta do Parque no ano de 2016, no mesmo período da transição de funcionários que veio com a reestruturação interna das Unidades de Conservação (UC's) de Minas Gerais. Anteriormente ocupava o cargo de Coordenação Regional de Áreas Protegidas.

Em 2017 o PEPF passou pelo seu pior e maior incêndio florestal e foi graças as parcerias firmadas pela gerência, com setores públicos e privados, que o Parque recebeu o apoio necessário para debelar o fogo. No momento estávamos apenas com 3 funcionários no local, e tais parcerias e a comunidade local foram fundamentais para que o prejuízo ambiental fosse o menor possível.

Atual equipe do PEPF e Coordenação de UCs.
Foto: Leonardo Ogusuku.
Neste mesmo ano chegaram os novos funcionários, e a gerência os treinou nos conhecimentos requeridos para o Parque, além de buscar e promover diversas capacitações aos novatos, como o curso de "condutor ambiental em áreas naturais", "uso e manutenção de motosserra", "uso e manutenção de roçadora", "brigadista voluntário", dentre outros.

O ano de 2018 foi marcado por várias conquistas, a principal delas foi a reabertura do Parque para visitação. Este cenário só foi possível pelo empenho da gerência em realizar parcerias com o setor público e privado, garantindo um trabalho coletivo entre a Equipe do PEPF e os entes parceiros.

Leonardo, em novembro de 2018 por escolha pessoal, deixou o Parque em um dos melhores momentos da UC, o mesmo acredita na renovação de ideias e de gestão, o que pode gerar um novo olhar sobre a unidade. A nova gerente, Eliete Vilarinho, já trabalhava como Analista Ambiental no Parque Estadual do Pau Furado, por isso, sua gestão dará continuidade as conquistas e avanços alcançados nos últimos anos.

Além da reestruturação do Parque, Leonardo também se manteve ativo na comunidade local. "O apoio dado pelo Leonardo foi fundamental para as conquistas alcançadas para a nossa comunidade", disse o Presidente do Conselho Rural da Tenda do Moreno. O Vereador Doca Mastroiano também ressaltou o empenho do servidor em buscar parcerias e apoio junto a prefeitura, nunca desistindo das necessidades do Parque em prol do desenvolvimento de suas atividades e do apoio à comunidade local.

O Parque se orgulha pelo reconhecimento do trabalho da gerência e toda a equipe do PEPF, que buscam aprimorar o uso público, a pesquisa, o desenvolvimento socioambiental da região e um estreitamento entre Parque e comunidade, demonstrando que com diálogo e transparência podemos alcançar nossos objetivos e garantir um ambiente saudável e respeitado pela sociedade.


Obrigada(o) Leonardo Massamitsu Ogusuku.
Seja bem vinda Eliete Sousa Vilarinho. 

Equipe do PEPF e familiares do Leonardo foram prestigiar este momento.
 Foto: Juliana Magnino.


Texto por: Isabelle Damasceno, Monitora Ambiental do PEPF.

Comentários