Curso de Brigadistas Voluntários

Brigadistas Voluntários
Foto: Arquivo PEPF
Na semana passada, dias 04 e 05 de Maio, aconteceu o Curso de Brigadistas Voluntários. Uma parceria entre o Parque Estadual do Pau Furado (PEPF) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), com o apoio dos organizadores da VII Semana do Meio Ambiente. 




Com frequência o PEPF busca capacitar e reciclar os conhecimentos sobre os incêndios florestais.

Neste ano de 2017, em que o Parque se encontra fechado para visitação por causa do reduzido quadro de funcionários, buscou-se parceiros e voluntários que pudessem proteger o PEPF contra os possíveis incêndios florestais.

É neste momento, de dificuldades, que aparecem pessoas das mais variadas profissões e hobbys. O convite para participar do Curso de Brigadistas Voluntários ocorreu, primeiramente, para os vizinhos do PEPF, e depois se abriu as vagas para as pessoas da cidade.

A variedade dos participantes surpreendeu a Equipe do PEPF e do CBMMG, e demonstrou que a vontade de combater incêndios florestais e defender o patrimônio natural está presente nas mais variadas pessoas, que querem fazer o bem em prol de uma sociedade que saiba respeitar a natureza.

Participaram do curso 16 voluntários e 2 instrutores do CBMMG. O financiamento da alimentação dos participantes partiu dos organizadores da VII Semana do Meio Ambiente (a ser realizada nos dias 1 a 5 de Junho), encabeçada pela Câmara Municipal de Uberlândia e apoiada por diversas instituições e empresas.

Esperamos que em 2017 possamos fortalecer novas parcerias e fazer com que o Parque seja um verdadeiro pólo de desenvolvimento socioambiental para a Região do Triângulo Mineiro.


QUEIMADA SEM AUTORIZAÇÃO É CRIME. DENUNCIE: 0800 283 23 23.


EM CASO DE INCÊNDIOS LIGUE: 0800 283 23 23 ou 193


CONFIRA TODAS AS FOTOS AQUI.


Parte Prática do Curso
Foto: Eliete Vilarinho
Parte Prática do Curso
Foto: Eliete Vilarinho

Texto por: Isabelle Damasceno, Monitora Ambiental do PEPF.
Fotos: Equipe PEPF.

Comentários