Projeto Resíduos Sólidos

Resíduos Sólidos
Foto por: Leonardo Ogusuku
Fazer a separação e a destinação correta dos resíduos sólidos nunca foi uma tarefa fácil.

O Parque Estadual do Pau Furado (PEPF), juntamente com vários parceiros estão realizando algumas ações para resolver o problema do lixo na Região do Pau Furado.

Veja nossas primeiras atividades.


O PEPF é uma Unidade de Conservação localizada na região do Pau Furado. O acesso para o Parque é feito pela saída dos Bairros Morumbi e Ipanema.

Infelizmente, o cenário para se chegar ao Parque não é nada animador. No caminho o visitante ou morador, se depara com alguns pontos críticos de descarte de lixo.

Além de ser visivelmente desagradável, o descarte errado do lixo gera poluição dos solos; os líquidos oriundos do lixo podem contaminar o lençol freático; animais, selvagens e domésticos, podem se contaminar e até morrer ao ingerir o lixo. Além disso, o lixo que fica fora das caçambas acaba sendo queimado por moradores da região, que tentam resolver o problema de forma errada, e esta atitude pode gerar um incêndio florestal, causando perdas ainda maiores.

Animal doméstico se alimenta do lixo
Foto por: Equipe PEPF
O Parque Estadual do Pau Furado possui um grande projeto chamado "Caminhos para o Pau Furado", este projeto é o ponto inicial de desenvolvimento de várias ações, sendo uma delas a resolução do problema do lixo para a região, e é este projeto que está sendo desenvolvido agora.


Diante deste cenário as instituições parceiras estão se reunindo semanalmente para levantar informações, demandas e recursos para que possamos trabalhar com o entorno do Parque e viabilizar a construção de um abrigo de lixo, que estará disponível para a população local colocar o lixo seco, que é aquele lixo que pode ser reciclado.
Reunião com os vizinhos do PEPF
Foto por: Equipe PEPF
Reunião com os vizinhos do PEPF
Foto por: Equipe PEPF





Comentários