Parte 2: Projeto de Capacitação

Módulo II: Competências Mínimas do Condutor
Foto por: Nayara Teodoro
De 08 a 10 de junho foi realizado o II Módulo: Competências Mínimas do Condutor.

O curso aconteceu novamente no Parque Estadual do Ibitipoca (PEIB), e veio complementar a capacitação dos condutores que trabalham com Atividades de Turismo.





O Módulo II do curso deu continuidade as atividades iniciadas no Módulo I. Por isso, o curso continuou sendo ministrado pelo Turismólogo Felipe Machado, do Instituto Estrada Real (IER) da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), e teve como apoiadores a Rede Ibitipoca.

Neste módulo, o objetivo foi repassar as competências necessárias que o condutor de atividades de turismo, ao ar livre, precisa ter para conduzir uma turma com segurança e respeito ao visitante e ao meio ambiente.

O curso trouxe reflexões sobre a postura e forma de condução dos responsáveis pela Atividade de Turismo; como a linguagem, habilidades, comportamento e demais conhecimentos que devem estar presentes na figura do condutor. Tais competências devem ser tratadas como um eterno aprendizado, já que novas normas de segurança, novos procedimentos de primeiros-socorros e demais conhecimentos técnicos estão em constante renovação e readaptação.

Também foi falado e praticado alguns procedimentos de primeiros-socorros, códigos de comunicação para situações de emergência, índices de acidentes com animais peçonhentos no Brasil, e demais assuntos correlacionados.

Técnica de Primeiros-Socorros
Foto por: Nayara Teodoro
Técnica de Primeiros-Socorros
Foto por: Isabelle Damasceno
Primeiros-socorros
Foto por: Isabelle Damasceno
Neste módulo foi apresentado aos participantes o começo do Projeto de Gestão de Riscos do Parque Estadual do Pau Furado (PEPF). Pudemos então discutir algumas metodologias que estão sendo utilizadas para se ter uma maior segurança nas trilhas e quais procedimentos ainda precisam ser melhorados ou inseridos.


Certificado de Participação
Foto por: Nayara Teodoro




Apresentação de um dos grupos
Foto por: Isabelle Damasceno





















Texto por: Isabelle Damasceno, Monitora Ambiental do PEPF.

Comentários