Palestra com o tema “Água” na Escola Estadual Padre Mário Forestan

Ivo Lelis Ribeiro ministrando a palestra
Foto: Cyntia Goulart Corrêa Bruno Ribeiro
Servidores do Instituto Estadual de Florestas promoveram, no dia 17 de novembro de 2014, palestra com a temática Água, para alunos do 1º ao 5º ano da Escola Estadual Padre Mário Forestan. Cerca de 180 alunos participaram das atividades, que consistiram em palestras, vídeos e dinâmicas que tratavam do assunto.  




Uma das dinâmicas, denominada “Água é vida”, teve como objetivo trabalhar a sensibilização visual dos participantes, além de informar sobre as quantidades aproximadas de água doce, salgada e potável no Planeta Terra. Além disso, a atividade buscou uma reflexão a respeito de nossa conduta enquanto consumidores da água.

Foto: Cyntia Goulart Corrêa Bruno Ribeiro


Durante o desenvolvimento das atividades os alunos tiveram a oportunidade de compartilhar com todos os presentes suas próprias experiências com relação ao consumo de água. 

Foto: Cyntia Goulart Corrêa Bruno Ribeiro



Um momento importante da atividade foi a exibição do vídeo Abuela Grillo (co-produção dinamarquesa e boliviana), disponível no youtube. A história, baseada em um mito de uma tribo indígena, traz muitas reflexões sobre questões referentes à água e ao direito a todos de dispor dela. Representa também conflitos sociais decorrentes de sua privatização. Os alunos assistiram atentos à animação e, posteriormente, tiveram um momento para comentar o que foi visto e entendido do vídeo. 

Foto: Cyntia Goulart Corrêa Bruno Ribeiro


Outra dinâmica realizada com os alunos foi “Frases sobre a água”. O objetivo desta dinâmica foi proporcionar um momento de descontração, reflexão e criatividade por meio de uma dinâmica de elaboração de frases, em grupo, sobre a importância da água. Após as discussões, um representante de cada grupo leu a frase para toda a turma.

Texto por: Cyntia Goulart Corrêa Bruno Ribeiro
Coordenadoria de Pesquisa e Biodiversidade - IEF





Comentários