Implantação de Sistema de Coleta Seletiva no entorno do Parque Estadual do Pau Furado

A equipe do Parque Estadual do Pau Furado (PEPF), gerenciado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), juntamente com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) e a Secretaria de Serviços Urbano da Prefeitura Municipal de Uberlândia, deu início às atividades de sensibilização ambiental  para implantação do sistema de coleta seletiva na região da Tenda do Moreno.

A primeira atividade de sensibilização com a comunidade ocorreu no dia 19/08/2013 na Escola Municipal do Moreno. Nessa atividade a estagiária do DMAE, Juliana Silveira, realizou uma apresentação artística interpretando uma personagem, chamada Sofia Carmen, que fazia questão de esbanjar seu dinheiro sem a preocupação com o lixo que gerava e nem mesmo com a disposição correta desse material. Muitos alunos se mostraram indignados com as ações praticadas pela personagem e  interagiram durante a apresentação procurando corrigir tais ações.

Para finalizar e contextualizar a apresentação ao projeto da coleta seletiva, a monitora ambiental do PEPF, Renata Castro, fez uma demonstração de diversos materiais recicláveis e não recicláveis, com vista a deixar o mais simplificada possível a separação dos materiais que agora terão a destinação correta.

A implantação da coleta seletiva na Tenda do Moreno tem como um de seus objetivos principais, conscientizar a população da comunidade sobre a importância da reciclagem para o aumento da qualidade do ambiental local, diminuindo o volume de resíduos sólidos e os possíveis focos de contaminação do solo e de recursos hídricos da região.

Tudo isso vai de encontro com os objetivos do PEPF, que deve promover a educação ambiental e trazer mais qualidade ambiental para sua área de entorno.

Confira as fotos dessa atividade.





















Comentários